Apresentou-se pela primeira vez, no dia de 30 de outubro deste ano, com merecidos, efusivos e demorados aplausos, a Orquestra de Câmara Santa Teresinha do Menino Jesus da paróquia do bairro Passagem. Chamou atenção a excelente música, que, por sua vez, tornou-se carro-chefe do longo alcance social a que agregou.
 
Nasceu do ato solidário, para gerar mais vida e, consequentemente, mais solidariedade e mais vida. Com recursos vindos de um padre alemão, instrumentos, por doação de empresários locais e mantida com absoluto esforço dos participantes e empenho da própria paróquia, sucesso e reconhecimento são a culminância a que faz jus a orquestra. 
 
Segundo o idealizador, Padre Edison Müller, os 25 jovens componentes brindam a oportunidade de praticar a boa música – de preferência a erudita, que por ser mais exigente, alimenta a alma e exercita bons sentimentos – em vez de contravalores.
 
Mas não é tudo, na orquestra, eles se sentem importantes  porque contribuem para atrair, alegrar e emocionar as pessoas e, por  serem elogiados e aplaudidos. Aprendem disciplina, treino, ensaio, persistência, resultado pelo esforço, cumprimento de horário, comprometimento e sintonia consigo e com os outros e, a necessidade de estar sempre bem, em todos os aspectos, para sobressair-se bem.    
 
Ações como estas significam luzes, num cenário, que se projeta cada vez mais catastrófico, devido ao abandono familiar e institucional, portanto de valores e limites, de boa parte de crianças e jovens. Estes acabam por protagonizar, como autores ou vítimas, o recrudescimento da violência que não poupa ninguém em lugar ou hora alguma. Devem, portanto (estas ações), ser incentivadas para que outros se animem a oportunizá-las – ou similares -, a cada vez mais adolescentes e para que o mundo seja melhor para todos.
 
Sabe-se o quanto é nocivo, para todas as etapas da vida e, para a sociedade, como um todo, a ausência de estímulos positivos. Também é sabido por todos que, à proporção que os jovens crescem em disciplina, progridem. Caráter, desempenho escolar e profissional e, respeito a si próprios e aos outros, aprimoram-se quando tais estímulos ocorrem, principalmente a partir da infância.
 
Portanto, o grande espetáculo da Orquestra de Câmara Santa Teresinha do Menino Jesus do bairro Passagem, além da excelente música e de revelar grandes artistas, é a formação de boas pessoas e bons líderes, o que a faz, desde a estréia e sempre, merecedora dos mais animados e duradouros aplausos.
 
Aplauda! Incentive! Apóie! Ajude a criar outras.