A vegetação, pelos vários benefícios que pode proporcionar ao meio urbano, tem um papel muito importante no restabelecimento da relação entre o homem e o meio natural, garantindo melhor qualidade de vida.
 
Atualmente, a maioria da população humana vive no meio urbano, necessitando, cada vez mais, de condições que possam melhorar a convivência dentro de um ambiente muitas vezes adverso.
 
A arborização urbana é definida como o conjunto da vegetação arbórea natural ou cultivada que uma cidade apresenta. A grande maioria dos guias de paisagismo considera como ideal para as áreas urbanas a existência de 12 metros quadrados de área verde por habitante. Praticamente todas as cidades do Brasil estão longe deste índice e Tubarão não representa exceção.
 
A arborização de uma cidade, assim como a presença de áreas verdes, é da mais alta importância para a qualidade de vida da população. Além de absorver ruídos, diminuir o calor do sol, constituir filtro para a purificação do ar, entre outros, também é responsável pela melhoria ambiental e paisagística dos imóveis, valorizando-os economicamente. 
 
Por outro lado, as pessoas necessitam do telefone, do esgoto, da água, da energia elétrica, da insolação e da luminosidade. Há, portanto, a necessidade de conciliar a arborização urbana e de nossas residências com os equipamentos públicos e com o nosso bem-estar e segurança.
 
O plantio de árvores em locais inadequados ocasiona vários prejuízos, além de riscos de acidentes à população, exigindo muitas vezes a realização de desbastes, podas drásticas e até mesmo a eliminação das árvores existentes. Estas ações obrigatórias em muitos casos desfiguram as árvores, provocando muitas vezes o descontentamento da população. Isso pode ser evitado desde que se faça um planejamento de modo a plantar árvores adequadas em locais certos. 
 
Assim, a Fundação Municipal de Meio Ambiente pretende promover, gradativamente, a arborização planejada de diversas ruas dentro do perímetro urbano do município, como está acontecendo na rua Wenceslau Braz, propiciando ao cidadão a oportunidade de um contato mais próximo com esses elementos da natureza, que quebram a monotonia das paisagens artificializadas.
 
Apesar de todos os benefícios que a arborização dos centros urbanos pode trazer para a população, no município de Tubarão, não se criou a cultura de se promover, por exemplo, a arborização das vias públicas. Trata-se de um componente muito importante da arborização urbana que, infelizmente, por muito tempo foi pouco reconhecido do ponto de vista técnico, administrativo e às vezes de alguns cidadãos. 
 
Desta forma, a Fundação Municipal de Meio Ambiente está procurando esse olhar para a vegetação urbana por entender que as árvores conseguem agir simultaneamente sobre o aspecto físico e mental, produzem sentimentos atenuantes com relação ao estresse urbano, devido ao aprimoramento do senso estético das árvores, além garantir nossa sobrevivência minimizando diversos impactos ambientais adversos produzidos pelas mais diversas ações humanas.