Em um dia 14 de novembro, como este domingo, há exatos 110 anos, o médico e biólogo austríaco Karl Landsteiner, com apenas 32 anos, descobria que existem diferentes tipos de sangue, classificando-os de A, B e O, com o que acabou agraciado com o Prêmio Nobel de Fisiologia de 1930.

Em 1902, dois de seus discípulos (A. van Decastello e A. Sturli) descobriram o grupo AB. Depois disso, a transfusão de sangue tornou-se uma prática médica corrente. Landsteiner identificou os agentes responsáveis por reações imunes, examinou a interação de antígenos e anticorpos e estudou reações alérgicas em animais.

Ele também determinou a causa viral da poliomielite com a investigação que lançou as bases para o eventual desenvolvimento de uma vacina contra a pólio. Introduziu a microscopia de campo escuro para o diagnóstico da sífilis primária. Ele também descobriu que algumas substâncias químicas simples, quando ligadas a proteínas, produziam uma resposta imune.

Perto do fim de sua carreira, em 1940, ele contribuiu decisivamente para o descobrimento do fator Rh, que ajudou a salvar a vida de muitos fetos com fator Rh incompatível de suas mães. Landsteiner dedicou-se a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos e fez diferentes combinações entre plasma e glóbulos vermelhos, tendo como resultado a aglutinação dos glóbulos em alguns casos, formando grânulos, e em outros não.

Ao criar o conceito e o termo “anticorpo”, explicou porque algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Graças às exitosas pesquisas de Ladsteisner, em 1907, o Dr. Reuben Ottenberg, do Hospital Monte Sinai, de Nova Ioque, nos Estados Unidos, realizou a primeira transfusão de sangue bem-sucedida.

Daí em diante, milhares de pessoas tiveram salvas suas vidas. Não fosse o desenvolvimento científico da transfusão de sangue compatível, e sua aplicação em grande escala, nos hospitais de campanha, a carnificina provocada pela Primeira Guerra Mundial teria sido ainda mais dramática.