Essa rua é sua

Joares Ponticelli
Prefeito de Tubarão

Em meus mais de 20 anos de vida pública, tive oportunidades privilegiadas de conhecer os anseios do nosso povo e da nossa gente. Foram sete candidaturas a cargos eletivo, incontáveis atividades de prestação de contas e a clara percepção de que as pessoas que aqui vivem desejam saúde e educação acessíveis e segurança para si e para os seus familiares. Mas foram inúmeros os relatos que recebi de pessoas que sonham em pavimentar as ruas em que vivem, muitas vezes por toda uma vida. O lar é o porto seguro de qualquer cidadão de bem e as condições da rua em que ele está localizado transmitem dignidade e muitos outros valores.

Milhares de cidadãos tubaronenses ainda vivem em vias com condições muito precárias. Nossas ainda deficientes redes de drenagem pluvial, somadas às nossas características geográficas, fazem com que os alagamentos, a cada chuva mais forte, sejam uma infeliz rotina para muitos. Quando as águas dão trégua, cruelmente surge outro problema: a poeira, que não apenas incomoda o ambiente de qualquer casa, como também pode trazer problemas de saúde, especialmente onde há crianças, idosos e pessoas com saúde debilitada.

Esse quadro fica ainda mais grave com o aumento do movimento em lugares onde o desenvolvimento econômico também traz seu ônus. A falta uma pavimentação adequada é, enfim, um problema social muito abrangente.

Como deputado, intermediei recursos dos governos estadual e federal para apoiar ações importantes em vias de todos os cantos da nossa cidade. Tão logo assumimos o compromisso de governar Tubarão, determinei ao secretário Alexandre Moraes, e toda sua equipe da secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, que levantassem todas as informações necessárias para que criássemos um mecanismo para oportunizar aos cidadãos da nossa cidade a possibilidade de realizar o sonho da pavimentação.

Sabemos que são incontáveis os quilômetros que precisam ser atendidos e que a prefeitura jamais teria condições de fazer isso tudo sozinha. Vamos atuar de mãos dadas com as comunidades para atendermos ao maior número possível de sonhos.

Hoje, vamos lançar o fruto deste trabalho: o programa “Se Essa Rua Fosse Minha”, oportunizará aos próprios cidadãos que informem ao Poder Público as necessidades e peçam a parceria para a realização deste sonho. Um canal direto para os cidadãos dialogarem com o governo, expor necessidades e dar início ao maior pacote de pavimentações que esse Município já presenciou.

O “Se Essa Rua Fosse Minha” só vai funcionar com a sua participação efetiva. Informe-se, participe, converse com seus vizinhos. Pela primeira vez, haverá um canal efetivo para o cidadão dialogar e se apoderar efetivamente da sua rua, assumindo, em conjunto com o governo, as rédeas desse sonho.