quarta, 17 de julho de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Opinião

Tarefas de casa e exercício de aula

Publicado em 11/07/2019 08h00

Prof. Maurício da Silva
Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Educação

Tarefas de casa constituem-se num dos principais impulsionadores da aprendizagem, desde que sejam mantidos os objetivos e que professores, diretores de escola, pais e alunos cumpram suas incumbências.

Tarefa de casa é treino do que foi trabalhado em aula. Ninguém é bom no que não treina muito. Atletas exercitam-se durante sete ou oito horas por dia e “os melhores alunos no Enem estudam quase doze horas por dia, incluindo o tempo que passam na escola e algumas horinhas extras em casa” (Revista Veja, 08/11/2017).

Como treino, a tarefa para casa deve ser coerente, no conteúdo e na forma, com o que foi trabalhado em aula e com o que vai ser avaliado.

 1) Incumbe ao professor:
 a) Dar tarefa para casa todos os dias (e, em tempo hábil para não extrapolar o horário da aula), visando incutir no aluno o hábito de fazê-la diariamente;

  b) Corrigir a tarefa a cada dia. Passá-la e não corrigir denota não ser importante e frustra os alunos que a fizeram;

c) Resolver, na sala de aula, os exercícios que apresentam dificuldades diferentes e enviar para casa, como tarefa, para treino, os que apresentam dificuldades semelhantes ou já sanadas. Inverter (resolver em sala de aula os exercícios com dificuldades semelhantes e reservar os com dificuldades diferentes para a prova) transforma a avaliação cujo objetivo é subsidiar o ensino e a aprendizagem em armadilha.

d) Anotar, também, dia a dia, os alunos que deixam de fazer as tarefas e comunicar à Direção da escola.

2) Incumbe ao diretor de escola: conscientizar e orientar, com os professores, alunos e pais acerca da necessidade de fazer as tarefas todos os dias. E, se for insuficiente, acionar, no Conselho Tutelar, os responsáveis cujos filhos persistem. Esses alunos estão, segundo o Código Penal (Art. 246), em situação de abandono intelectual, o que prevê graves sanções.

3) Incumbe aos pais: independentemente da escolaridade e do tamanho das suas ocupações, disciplinar um horário cotidiano para as tarefas dos filhos e demonstrar interesse pelo que fazem, sem, contudo, fazer por eles. Precisam instigá-los a explicar o que, como e por que fazem desse ou daquele modo. Estudantes têm direito de brincar, mas têm o dever de fazer as tarefas diárias.
 
É importante que, a cada dia, os pais questionem os filhos sobre o que aconteceu e que aprenderam na escola. Ou demonstram aos filhos que qualquer coisa que tenha havido, que aconteça ou se nada tenham aprendido, está bom.

4) Incumbe aos alunos: diariamente, fazer as tarefas de casa, anotar as dúvidas e saná-las com o professor na aula seguinte.

Isso também constitui oportunidade de aprendizagem e não custa dinheiro.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.