Empreendedorismo na sala de aula

Larisa Hemkemeier Webber de Mello

mestranda em Administração Universitária (UFSC) e diretora geral da Fatenp

Pesquisa publicada em junho pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora, aponta o crescimento de 50 para 57% no número de pessoas entre 18 e 34 anos que estão investimento em um negócio próprio. Isso significa um universo 15,7 milhões de jovens no país. Por outro lado, um terço das empresas brasileiras fecha em dois anos, segundo estudo do Sebrae/Fundação Getúlio Vargas, e as principais causas são a falta de preparo dos empreendedores, ausência planejamento e problemas de gestão.

Esse contexto tem um significado muito importante para as instituições de ensino, principalmente as de nível superior: revela qual a demanda de formação profissional que os jovens têm hoje. Mais do que oferecer um conhecimento específico, é imprescindível proporcionar as ferramentas para que eles possam conciliar o desejo de ser empreendedor com o sucesso do negócio.

O empreendedorismo começa, então, em sala de aula, mas não fica restrito às quatro paredes. Em primeiro lugar, é necessário oferecer conteúdo didático atual e voltado ao mercado, analisando as tendências, erros e acertos. Nesse ponto, a interdisciplinaridade entre diferentes cursos de graduação ganha um valor a mais: o aluno pode, por exemplo, estar em um curso de Biológicas, mas irá receber o aporte de conhecimento em gestão, oferecido em cursos de Humanas como Administração.

Outras iniciativas merecem destaque. Entre elas, manter parcerias com empresas para que os graduando possam testar, na prática, a teoria estudada; implantar uma empresa júnior para também proporcionar a vivência de mercado, assim como laboratórios organizacionais gamificados, que possibilitam a criação de novas experiências para ambientes educacionais e de negócios. Esses são apenas alguns exemplos de infinitas possibilidades que temos em mãos, principalmente na era digital que vivemos.

O desafio pela frente é enorme, mas tenho plena convicção de que, se tomarmos o caminho certo, os resultados serão ainda maiores e melhores.