Jeito Catarinense

Marcello Corrêa Petrelli

Presidente ACAERT

A Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) lança hoje, em Chapecó, a maior campanha social e educativa já realizada em Santa Catarina. É o “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas”, que envolverá neste momento 119.112 alunos de 8 a 12 anos de 892 escolas da rede estadual de ensino em todos os municípios. Em outra etapa, também serão envolvidos estudantes de escolas municipais e privadas.

O objetivo é motivar toda sociedade a tomar atitudes que visem o bem coletivo no seu dia a dia, estimulando ações positivas e desencorajando ações negativas. 

Para incentivar e esclarecer quais são estas atitudes, a campanha propõe o uso de uma cartilha e cartões para traduzir o nosso jeito de fazer as coisas. Os cartões serão utilizados para demonstrar indignação com ações negativas (cartão vermelho) ou reconhecimento para as ações positivas (cartão verde), indicando o jeito certo de fazer as coisas.

Cartão vermelho para o fura fila, quem joga lixo no chão, estaciona em lugar do idoso e briga no trânsito. Cartão verde para quem cede o assento para grávidas no ônibus, faz reciclagem dos resíduos, respeita a faixa de pedestre. Gentileza gera gentileza.

Serão distribuídas dez mil cartilhas às escolas, com um conteúdo que foi analisado e aprovado por pedagogos e educadores catarinenses, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação. Os diretores e professores estão sendo sensibilizados para que participem efetivamente deste esforço coletivo.

A inspiração da campanha veio de uma iniciativa da prefeitura de Bogotá, na Colômbia, que conseguiu transformar o índice de violência e desequilíbrio social, tornando-se hoje referência para o mundo. Daí a Acaert faz esse link colombiano para o lançamento em Chapecó.

A representação da entidade envolve o compromisso das suas empresas associadas, todas na direção do compromisso social e na promoção do desenvolvimento econômico, bem-estar e a cidadania em nossa sociedade. As emissoras de rádio e televisão veicularão, gratuitamente, áudios e vídeos durante todo o ano em sua grade de programação, bem como o envolvimento editorial destes veículos.

É a Radiodifusão Cidadã catarinense cumprindo sua missão de participar ativamente da valorização dos princípios básicos de convivência social. Esse é o jeito catarinense.