Mentiras profissionais

Gelson Merisio
Deputado estadual (PSD)

As pernas da mentira cresceram muito nos últimos tempos. Boatos e fofocas sempre existiram, o problema é que agora elas ganham cara de verdade, embaladas como notícias que se espalham como rastilho de pólvora por meio da internet e de aplicativos como o WhatsApp. Tenho sido vítima dessas notícias falsas com frequência, assim como tantos outros, mesmo a meses do período eleitoral.

O profissionalismo empregado na distribuição de mentiras é tamanho que, por vezes, até robôs virtuais são programados para isso. Com o objetivo claro de tumultuar o processo de informação, a construção das inverdades é elaborada e convence facilmente o leitor mais distraído. E o problema é que, sem checar a informação, muitas pessoas multiplicam as inverdades sem espaço para o direito de defesa.

Por conta disso, numa iniciativa inédita, eu e minha equipe montamos uma força tarefa para esclarecer a população sobre o que é falso e o que é verdadeiro. Abrimos um canal para receber notícias “suspeitas” e rebater as inverdades com base em informações oficiais e documentadas. Em paralelo, estamos construindo um ambiente virtual para disponibilizar ao internauta os fatos verídicos em contraponto às mentiras. A iniciativa quer servir também para aumentar a conscientização sobre o perigo de multiplicar informação sem saber se é verdade. Esperamos despertar essa atenção.

Já estamos vendo na prática o potencial maléfico que as fake news terão sobre candidatos e eleitores nessas eleições. O problema é tão grave e abrangente que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério Público e a Polícia Federal formaram um Conselho Consultivo e preparam ações para coibir e punir a prática das notícias falsas. Assim como aconteceu nos Estados Unidos e nos nossos vizinhos Argentina e Colômbia, as eleições no Brasil não escaparão a esse mal.

Infelizmente, em vez de empenhar seus esforços para engrandecer o debate político, muitos empregam sua energia nesse jogo sujo. Estamos fazendo a nossa parte nessa guerra de versões. Contra o mal da mentira, o único antídoto é a verdade.