A conexão entre ser mãe e líder

Michelli Kaminski
Psicóloga atuante em Recursos Humanos
michellikaminski@hotmail.com

A mulher vem conquistando seu espaço com notoriedade na sociedade, contribuindo ativamente na política, nos lares, nas empresas… e o mais importante: com uma responsabilidade enorme quando escolhe ser mãe. E o que o ser mãe tem a ver com a liderança no mundo empresarial?

A mãe é a líder da casa, delega atividades, organiza, faz orçamentos, paga contas, controla custos… como um líder no ambiente empresarial.

Uma mãe, assim como um líder, transmite segurança, inspira lealdade, tem iniciativa, faz uso da negociação, cooperação. É confidente, transmite senso de justiça, tomada de decisões e dá o exemplo. Uma mãe, assim como um líder, tem suas angústias, comete erros e é por meio desses quesitos que impulsiona a sua evolução como ser humano e o seu crescimento como profissional.
Ser mãe é ser otimista, é valorizar as pequenas conquistas dos seus filhos com uma postura positiva de um futuro desejado. É construir uma relação de confiança, dar autonomia no momento certo. É desenvolver, nos filhos, a autoestima e autoconfiança para enfrentar um mundo de muitos desafios. Sendo uma das habilidades do líder, o direcionamento dos comportamentos em prol de um resultado, empoderando profissional às conquistas com uma visão de resultado.

Ser mãe e líder é ser o exemplo para os filhos. Não dá para dizer o que é certo e fazer o que é errado na frente das crianças, elas aprendem pelo exemplo. Esta é a grande caraterística da liderança, habilidade em influenciar as pessoas em direção ao alcance dos objetivos, conquistando credibilidade, confiança e aceitação.

Ser mãe significa descobrir o potencial que existe em seu filho e estimulá-lo ao desenvolvimento, visualizando um futuro melhor. Liderar significa descobrir o poder que existe no ser humano, incentivando a criatividade, autorrealização e a busca incessante por um futuro promissor para si e para a organização.

Feliz Dia das Mães, líder no trabalho e líder em casa!