A importância do esporte na concepção de valores – Uma visão para dentro da escola

Fábio Machado Fernandes
supervisor de Educação Física do Colégio Marista Criciúma

É fato que vivemos tempos em que o ser humano vem afastando-se do convívio social, concentrando-se nas suas questões e demandas individuais por conta do seus desejos e anseios pessoais. O perigo deste distanciamento das relações implica em uma sociedade muito mais competitiva no que diz respeito “de querer sempre ser melhor que o outro”, e principalmente na ausência de valores, que faz com que nosso convívio social seja cada vez mais inóspito para se viver.

O esporte tem se mostrado uma boa alternativa para inverter este processo, já que, no ambiente esportivo, vivenciamos situações semelhantes ao cotidiano, no que se refere à tomada de decisão, relação interpessoal, trabalho em grupo e principalmente no aprender a “vencer” e “perder”, a respeitar o outro, seja ele seu par ou não.

Quando olhamos o esporte para dentro dos muros da escola, percebemos uma saída ainda mais eficaz para auxiliar nesta constituição de valores individuais e sociais, que contribui para as relações humanas.

É preciso ressaltar que este envolvimento do aluno com o esporte deve ir além das aulas de Educação Física, que já tem uma demanda a cumprir referente ao currículo escolar.  A inserção do esporte como opção no contra-turno escolar vem suprir uma necessidade da educação, quando falamos de educação integral.

Valores como disciplina, respeito, solidariedade, trabalho em equipe, cooperação, ética entre outros são trabalhados e fomentados nos treinos e atividades esportivas diariamente nas escolinhas e projetos de esporte escolar.

Podemos citar as atividades esportivas do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista como um modelo para trabalhar-se esta constituição de valores com crianças e adolescentes, pois os valores Maristas, aliados com os valores do esporte, formam uma combinação interessante na formação destes indivíduos.

Nos treinos os alunos não são preparados apenas para competir e vencer seus jogos, mas para lidarem com a frustração da derrota, o reconhecimento de seus esforços, além, claro, do respeito ao outro.

Quando estes valores são colocados em prática frequentemente, vamos consolidando a formação de um caráter, de um cidadão mais justo e ético, que será protagonista de uma sociedade melhor para se viver e conviver.