Na manhã da sexta-feira, dia 11, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação Griffin, cumprindo oito mandados de busca e apreensão em várias cidades de Santa Catarina. Seis pessoas foram presas em flagrante por envolvimento em crimes de armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil.

Ações coordenadas em oito cidades de SC
A Operação Griffin teve mandados cumpridos em Florianópolis, Balneário Camboriú, Navegantes, Barra Velha, Guaramirim, Indaial, Lages e Otacílio Costa. O objetivo foi rastrear e identificar criminosos que atuam na internet e estão envolvidos com exploração sexual de menores.
Seis presos em flagrante
As prisões ocorreram durante o cumprimento dos mandados, com seis pessoas detidas em flagrante. O uso de ferramentas tecnológicas ajudou na identificação dos suspeitos, reforçando o compromisso das forças de segurança com a proteção de crianças e adolescentes.
Apoio internacional e atuação do GAECO
A operação contou com a participação da Agência de Investigação Interna dos EUA (Homeland Security Investigations – HSI) e o apoio da Polícia Científica. Além disso, o CyberGAECO, braço especializado no combate a crimes virtuais, desempenhou papel fundamental na ação.