Uma operação realizada nesta segunda-feira (30) prendeu sete pessoas e bloqueou cerca de R$ 1 milhão em bens, incluindo veículos de luxo. A ação ocorreu em Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, e investiga um grupo suspeito de fraudar processos licitatórios relacionados aos serviços de desratização e dedetização, além de praticar lavagem de dinheiro.
Os suspeitos, alvos de sete mandados de prisão preventiva e 50 de busca e apreensão, também estão envolvidos na ocultação de patrimônio, segundo a Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (Decor). A fraude estaria ocorrendo há anos.
Mais de 150 policiais civis participaram da operação que teve ordens judiciais cumpridas em diversas cidades do Sul do Brasil e São Paulo. Entre os locais onde a operação foi realizada estão:
- Santa Catarina: Joinville, Navegantes, Itapema, Lages, Florianópolis, Biguaçu, São José, Blumenau, Criciúma, São João Batista, Rio do Campo, Canoinhas, Pouso Redondo, Fraiburgo
- Rio Grande do Sul: Victor Graeff, Nonoai, Ibirubá
- Paraná: Curitiba, Matinhos, Fazenda Rio Grande, Pontal do Paraná
- São Paulo: São Paulo capital
Além das prisões e do bloqueio de R$ 1 milhão, foram apreendidos diversos veículos de luxo pertencentes aos envolvidos. A Decor apontou que o grupo utilizava manobras financeiras para esconder a origem dos bens, obtidos por meio das fraudes em licitações.
A operação faz parte de uma ação mais ampla para combater esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro em processos licitatórios no país.