O boxe brasileiro tem uma rica história nas Olimpíadas, com duas medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, o Brasil vai para Paris com chance de medalha. O boxe olímpico brasileiro começou a ganhar destaque nos anos 1960, mas foi nas últimas décadas que o esporte realmente floresceu. A primeira medalha olímpica veio nos Jogos de Helsinque em 1952, com a histórica conquista do bronze por Servílio de Oliveira na categoria peso mosca.
Nos Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro, o Brasil alcançou resultados históricos no boxe. O país conquistou três medalhas: ouro com Robson Conceição (categoria peso leve), prata com Beatriz Ferreira (categoria peso leve feminino) e bronze com Abner Teixeira (categoria peso pesado). Esses resultados demonstraram a evolução do boxe brasileiro e sua capacidade de competir de igual para igual com as maiores potências do esporte.
Para as Olimpíadas de Paris 2024, o Brasil está focado em continuar essa trajetória de sucesso. A Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) tem investido em programas de desenvolvimento para jovens talentos, além de fornecer suporte técnico e psicológico para os atletas de elite. Os pugilistas brasileiros estão participando de competições internacionais e treinamentos intensivos para garantir que estarão no seu melhor quando chegarem a Paris.
Confira os atletas brasileiros classificados para Paris pelo Boxe:
- Abner Teixeira (+92kg) – Em uma luta franca, Abner Teixeira venceu um colombiano e se garantiu na final do Pan, conquistando a vaga olímpica
- Bárbara dos Santos (66kg) – Em uma luta acirrada, a brasileira venceu sua semifinal do Pan de Santiago e se classificou para os Jogos Olímpicos.
- Beatriz Ferreira (60kg) – A atleta estará em sua segunda Olimpíada. Ela foi a primeira a conseguir o bilhete para Paris o alcançar a semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
- Caroline Almeida (50kg) – Ao vencer a final, Caroline Almeida se garantiu nos jogos de Paris.
- Jucielen Romeu (57kg) – A atleta garantiu vaga ao alcançar a semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
- Keno Marley (92kg) – O atleta alcançou a final dos Jogos Pan-Americanos e conquistou a vaga.
- Luiz Oliveira (57kg) – O atleta venceu quatro lutas no primeiro Pré-Olímpico Mundial de boxe.
- Michael Douglas Trindade (51kg) – O atleta venceu por 4 a 1 um adversário argentino pela semifinal e garantiu sua participação em Paris.
- Tatiana Chagas (54kg) – A atleta venceu uma adversária chilena apoiada pela torcida nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e alcançou a final, conquistando a vaga olímpica.
- Wanderley Pereira (80kg) – Vice-campeão mundial, o brasileiro venceu um haitiano pela semi de Santiago e se garantiu em Paris.