Olímpiadas 2024: conheça um pouco da história do handebol feminino e as atletas que irão disputar os jogos em Paris

Foto: Bruno Ruas/CBHb - Divulgação: Notisul Digital

O handebol não é um dos esportes mais populares do Brasil. Ainda mais se tratando do feminino. Porém, é justamente na categoria feminina que o handebol brasileiro mais se destaca mundialmente. A seleção, que tem um histórico de sucesso incluindo o título mundial em 2013, é uma forte candidata a medalhas. Com uma equipe composta por jogadoras experientes e talentosas, o Brasil espera melhorar o desempenho das últimas Olimpíadas e alcançar o pódio. Atletas como Ana Paula Rodrigues e Duda Amorim são alguns dos nomes que trazem confiança e liderança para a equipe, sendo fundamentais para a campanha olímpica.

A seleção brasileira de handebol feminino terá um grande desafio nas Olimpíadas. A Federação Internacional de Handebol (IHF) sorteou os grupos dos Jogos Olímpicos, que acontecem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. O Brasil estará no grupo B e enfrentará adversários difíceis, como a anfitriã França e a Espanha. As partidas do handebol começam um dia antes da cerimônia de abertura de Paris 2024, no dia 25 de julho.

A classificação do Brasil no handebol feminino para as Olimpíadas de Paris 2024 ocorreu por meio de sua excelente performance nos torneios qualificatórios e campeonatos continentais. A seleção brasileira garantiu sua vaga ao vencer o Campeonato Pan-Americano de Handebol, realizado em 2023. O torneio, que é a principal competição de handebol das Américas, concedeu vagas diretas para os Jogos Olímpicos às equipes campeãs.

Confira as atletas convocadas para os jogos:

  • Goleiras: Gabriela Moreschi (Gabi) e Renata Arruda
  • Pontas: Adriana (Doce) Cardoso, Jéssica Quintino e Larissa Araújo
  • Armadoras: Bruna de Paula, Gabriela Bitolo, Giulia Guariero, Jhenifer dos Santos, Kelly Rosa Mariana Fernandes e Patrícia Matieli
  • Pivôs: Marcela Arouinian e Tamires Araújo