Autoridades de Tubarão debatem soluções para a ocupação sazonal de indígenas no trevo da cidade, na BR-101. O encontro ocorreu na segunda-feira (06) e contou com a participação da SMDS, PRF e CCR ViaCosteira.
Reunião entre SMDS e PRF busca soluções para indígenas no trevo
A secretária de Desenvolvimento Social de Tubarão, Heloísa Cabral, e o chefe da PRF, Gustavo Marangoni, discutiram a situação das famílias indígenas que ocupam o trevo no fim de ano para vender artesanato. O encontro visou encontrar soluções que garantam segurança e condições adequadas para os indígenas.
- Participantes da reunião: SMDS, PRF, CCR ViaCosteira
- Período de ocupação: final de ano, com foco na comercialização de artesanato
- Origem dos indígenas: Nova Laranjeiras, Paraná
Assistência social enfrenta desafios com recusa de acolhimento
Apesar das ofertas de acolhimento e suporte da SMDS e OSCs, muitas famílias indígenas preferem permanecer no local inadequado. A secretária Heloísa Cabral destacou os esforços contínuos para assistência, mas a resistência dos indígenas torna a busca por soluções mais complexa.
Funai e CCR ViaCosteira são acionadas para apoio
A PRF e a SMDS acionaram a Funai e a CCR ViaCosteira para intervir na situação. A atuação dessas entidades é crucial para encontrar uma solução duradoura que respeite os direitos dos indígenas e garanta segurança no trevo de Tubarão.