Início Geral Obra em praça deve ser concluída em março

Obra em praça deve ser concluída em março

Denominada Auricélia Maria Lemos Ghisi, a nova praça de Treze de Maio proporciona lazer e integração social, além de melhorar a acessibilidade

Lysiê Santos
Treze de Maio

É fim de tarde, o sol se põe e de repente crianças acompanhadas de seus pais aproveitam para degustar um sorvete na praça central da cidade. A ocasião também é propícia para rever amigos e até fazer novas amizades no ambiente cercado de bancos, em meio à um agradável jardim.
Essa é a verdadeira função das praças e parques urbanos. Ocupar espaços vazios onde o lazer, a diversão e o esporte não apenas proporcionam a integração da família na comunidade, mas também contribuem para melhor qualidade de vida e a redução dos níveis de violência. E foi pensando nisso que a Praça Auricélia Maria Lemos Ghisi, no centro de Treze de Maio, foi revitalizada.
O local, que já marcou a história de desenvolvimento da cidade, era utilizado para outros fins. Contudo, o espaço hoje conta com um novo paisagismo, onde espécies exóticas foram substituídas por espécies da mata nativa. Além de priorizar a acessibilidade.
As escadas foram substituídas por rampas dentro dos padrões exigidos por lei, houve a instalação de nova iluminação, colocação de bancos e guarda-corpo. A obra, inaugurada no último dia 9 de dezembro, ainda receberá um novo abrigo para passageiros, e a finalização do espelho d’água no centro da praça deve ser concluída no fim de março.
“Hoje, podemos perceber que as famílias estão usando este espaço público para passearem e brincarem com seus filhos, pois a estrutura, além de melhorar a acessibilidade do entorno, também agregou maior conforto, segurança, iluminação, beleza e qualidade de vida em um dos principais pontos de encontro da cidade”, afirma o prefeito Clésio Bardini De Biasi, o Keke.

Acessibilidade é garantida com a reforma
A acessibilidade tem vantagens para todos, comunidade e Estado, pois assegura ao maior número possível de cidadãos a possibilidade de viverem integrados em seus municípios, em situação de igualdade de oportunidades.
De acordo com a arquiteta da Amurel, Taiane de Souza, o projeto de revitalização da praça de Treze de Maio se enquadra no projeto de acessibilidade do governo federal, que contribui para que os espaços e serviços ofereçam condições de segurança e conforto.
“O objetivo era revitalizar o local que se enquadrou no programa de acessibilidade urbana em passeios públicos. Com a retirada das árvores e instalação de rampas e outros aparelhos, a praça ficou mais aberta à população”, relata.
As melhorias nos 3.545 m² do espaço público teve um custo total de R$ 268.335,00. “A revitalização da praça é mais um compromisso que realizamos para garantir o bem-estar da população, principalmente no quesito acessibilidade, já que as calçadas também foram todas trocadas para se adequar às novas normas”, reforça o prefeito.

Sair da versão mobile