V ocê sabe o que é higiene bucal? Os pequeninos do CEI Maria de Lourdes sabem direitinho! As 30 crianças do maternal 1 e 2 da unidade de Capivari de Baixo foram atendidas pelas odontologistas Franciele Cláudia Machado e Thaíse Martins, do programa de Saúde Bucal do município.

E a maioria dos pequenos está com a saúde da boca nota 10. Nas poucas crianças que foram atestados problemas, as doutoras enviaram uma requisição aos pais, já com a data do atendimento em consultório agendado.
“Muitos pais trabalham o dia todo e não podem dispensar um tempo para ter este tipo de cuidado com os pequenos. É fundamental, mesmo com pouca idade, que as crianças tenham este acompanhamento”, avalia a diretora do CEI, Adriana Gaidzinski Alexandre.

A higiene bucal é a melhor forma de prevenir cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas na boca. Dentes saudáveis não têm doenças, são limpos e ajudam a falar bem e mastigar corretamente os alimentos.
A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorida de se cuidar da saúde bucal. Você sabe os cuidados básicos? É bem fácil, anote aí: escovar os dentinhos pelo menos três vezes ao dia, usar o fio dental e ir no dentista com regularidade. Assim, você evita problemas e não passa dor.

Para você aprender
• Pouco creme dental na escova.
• Escova pequena e bem molinha.
• Escova inclinada para massagear a gengiva.
• Suavemente para frente e para trás, de um lado para o outro.
• Não esqueça de escovar a língua também!

Obras na Escola Santo André está quase no fim

As reformas estruturais na escola Santo André, em Capivari de Baixo, prosseguem em ritmo acelerado. Toda a parte de estrutura com madeiras, assim como o telhado, já foi instalada em todos os ambientes.
A instalação elétrica terminou na semana passada. Agora, é colocado o novo forro e depois será feita a pintura. Por enquanto, os 215 alunos da instituição ocupam 11 salas de aula cedidas pela Faculdade Capivari (Fucap), no mesmo bairro.
“A estrutura que abriga a escola necessitava de reparos, mas, como é um prédio muito antigo, precisamos ampliar o serviço. Mas isso não importa. O mais importante é que, depois de pronto, os alunos terão uma unidade segura e confortável”, valoriza o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.

Novos equipamentos e materiais chegam ao CEI Dona Anita

Desde a última semana, diversos materiais e equipamentos chegam ao novo Centro de Educação Infantil Dona Anita Brunel Alves, no bairro Três de Maio, em Capivari de Baixo. Primeiro, foram as modernas carteiras e os equipamentos de recreação que irão compor o parquinho da instituição de ensino.

Agora, a nova creche recebe os armários para os materiais de alunos e professores e uma máquina de lavar roupas. O CEI Dona Anita Brunel Alves é implantado em um terreno de propriedade do município, na rua Manoel Vieira.
A unidade tem 1.118,48 metros quadrados e tem blocos administrativo, de serviços, pedagógico e outro multiuso, pátio coberto, anfiteatro e playground.

O projeto-padrão foi desenvolvido em parceria entre a Universidade de Brasília (UNB) e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), objeto de financiamento pelo Programa Proinfância. O investimento na obra é de R$ 1.1479 milhão.
Além da unidade, a prefeitura também aplica recursos nas obras de drenagem nos fundos da creche, próximo ao lago do Barreiro. “Para quem não lembra, esta região era um enorme banhado. Bem diferente de agora. Com a instalação de quase 300 tubos de drenagem e a abertura de ruas nos arredores da nova creche, tenho certeza que o bairro Três de Maio vai desenvolver-se muito mais”, valoriza o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.

Verão mais fresquinho

A instalação de 92 aparelhos de ar-condicionados em escolas e centros de educação infantil de Capivari de Baixo já está quase no fim. Os equipamentos foram adquiridos no mês passado, pela prefeitura, e beneficiarão mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino. No CEI Maria de Lourdes, seis aparelhos foram colocados. A diretora da instituição, Adriana Gaidzinski Alexandre, e a secretária de educação da prefeitura, Maria Conceição de Oliveira Souza, a Tonega, acompanharam o trabalho dos profissionais da empresa Eletro Alves. “Os alunos ficaram menos agitados e o consumo de água diminuiu bastante também. Isso sem citar que o conforto proporcionado ajuda no aprendizado”, comemora Adriana.

Um pouquinho de história

O Arquivo Público e Histórico de Capivari de Baixo (APHCB) apresentou o documentário “Meu querido Capivari” para os alunos da Escola Stanislau Gaidzinski Filho. No vídeo, as crianças conheceram como o município foi criado e construído ao longo dos anos. Os estudantes também participaram de uma palestra sobre a história da cidade, ministrada pela historiadora e responsável pelo APHCB, Sarita Locks. A ação faz parte do evento alusivo ao aniversário de 20 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorado no próximo dia 30!