Os alunos da Escola Padre Paulo Herdt, no KM63, em Tubarão, mexeram os pauzinhos para ter um belo jardim. Os estudantes fizeram o plantio das sementes de girassol nos arredores das escolas na última semana. As plantas já começaram a brotar.

Todos os estudantes da escola participaram. E também colaboram para regar as plantas diariamente. A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental, da Fundação Municipal de Meio Ambiente, cujo objetivo é despertar nas crianças o interesse pelo plantio de espécies vegetais, além de tornar mais belo o ambiente escolar.

As técnicas da fundação Morgana Silva e Paula Wronski auxiliaram as crianças a abrirem buracos para acomodar as sementes. Elas também ministram uma palestra sobre meio ambiente.
Em breve, também será feita uma horta suspensa. Para isso, as crianças estão levando para a escola garrafas pet. As embalagens serão cortadas para que possam ser plantadas hortaliças. “Pensamos em salsinhas, cebolinhas e até quem sabe algumas flores”, explica a diretora Carmen Beatriz Martins de Souza.

Notas vermelhas?

Este recado é para os pais: o boletim de seu filho não está como você esperava? Uma boa conversa pode ajudar a situação. Confira de que forma pode auxiliar:
1. Converse com seu filho e tente entender a situação. Mas nada de gritos ou discussões.
2. Preste atenção se a rotina de estudos está adequada. O local é calmo e silencioso?
3. Procure a escola e converse com o diretor ou orientador. Assim, você descobrirá se as notas estão relacionadas ao comportamento.
4. Será que a saúde da criança está normal? Os problemas de visão, audição ou dificuldades em se concentrar podem refletir nas notas.
5. Verifique a integração social da criança nos grupos. Veja se é tímida, se tem amigos. Uma criança pode tornar-se “bagunceira” para entrar nos grupos.
6. Envolva-se no estudo dele e demonstre interesse pela vida escolar.
7. Estabeleça metas. Diga à criança o que espera ao fim do ano letivo. Mas respeite a idade dela.
8. Avalie a possibilidade de ele estar sobrecarregado, com muitas atividades diárias.

Livros gratuitos

Você sabia que muitos sites oferecem livros e conteúdos gratuitos? Veja alguns que permitem o download de obras literárias
• Biblioteca Nacional Digital do Brasil: www.bndigital.bn.br/
• Portal Domínio Público: www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
• Blog E-books Grátis: ebooksgratis.com.br/
• E-book Cult: www.ebookcult.com.br/?acao
• Virtual Books: www.virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_portugues1.htm
• Google Books: www.books.google.com.br/