A pequena horta criada pelos alunos foi feita a partir do reaproveitamento de garrafas pet e outros tipos de embalagens plásticas. Foto: Prefeitura de Capivari de Baixo/Divulgação/Notisul
A pequena horta criada pelos alunos foi feita a partir do reaproveitamento de garrafas pet e outros tipos de embalagens plásticas. Foto: Prefeitura de Capivari de Baixo/Divulgação/Notisul

Os 53 alunos do 5º ano da Escola Dom Anselmo Pietrulla, em Capivari de Baixo, ajudaram a revitalizar um espaço que estava ocioso dentro da instituição de ensino. A atividade, orientada pela professora Lenir Willeman, teve como tema “Cultivando o solo e colhendo saúde”.

Os alunos levaram mudas de agrião, hortelã e salsinha, entre outros temperos e ervas, e plantaram. A ação continua, já que os estudantes agora fazem a manutenção dos canteiros.
“É fundamental que os alunos aprendam desde cedo a importância de aproveitar os espaços e os materiais”, destaca a professora Lenir.

A ideia é que os estudantes implantem em casa, junto dos seus pais, tudo que aprenderam na escola.
Além da importância de manter uma alimentação saudável, a aula prática também teve o objetivo de promover o reaproveitamento de garrafas pet, latas e outras embalagens plásticas.

Clima junino invade as escolas

As creches de Capivari de Baixo estão no maior clima junino desde a semana passada. Os CEIs Betildes Silva Xavier (Caçador), Osmarina Rodrigues de Souza (Caçador), Maria de Lourdes (Centro), Maria Magdalena (Três de Maio) e Pedra Santos de Souza (Paraíso) realizaram badaladas festas com os alunos.
Brincadeiras, comidas típicas e uma série de apresentações musicais foram realizadas nas instituições. Nesta sexta-feira, outras creches promoverão eventos juninos.

Esporte

Organizados pela professora Mariléia Manoel, os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Dom Anselmo Pietrulla participaram dos jogos Inter-séries de futsal. No total, foram disputadas 14 partidas. O grande campeão foi o 9º ano 2, que também arrematou o título de melhor torcida. Em segundo lugar, ficou a turma do 7º ano 1. Os vencedores receberam troféu.

Alimentação saudável

Os pequeninos do CEI Maria Magdalena tiveram uma aula diferenciada e muito divertida. As turmas do Berçário 2 e Pré 1 e 2 visitaram o projeto de educação ambiental Horta Modelo, da Tractebel Energia. Lá, as crianças puderam brincar próximo da natureza e ter contato com plantas e animais.

Presente

O prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, recebeu ontem os alunos integrantes do programa “Mais Educação”, realizado na Escola Dom Anselmo Pietrulla. Como forma de agradecimento, os estudantes presentearam Brunel e a secretária de educação da prefeitura, Maria Conceição de Oliveira Souza, a Tonega, como uma camiseta da ação. O programa Mais Educação – Educação Integrada é um projeto do governo federal. Em Capivari, a ação é coordenada pela professora Daniela Nunes e começou a ser desenvolvida neste ano. Ao todo, 100 crianças e adolescentes são beneficiados com atividades extra-curriculares.