O vestibular está aí e escolher, aos 16, 17 anos, o que queremos “ser quando crescermos” não fácil. Neste sentido, o programa Unisul.Futuro, da Unisul de Tubarão, idealizou o projeto Game das Profissões. A penúltima edição deste ano ocorreu na escola Martinho Alves dos Santos, do bairro São Martinho, de Tubarão.

Como em todas as outras edições, os jogos oportunizaram integração aos alunos, e conhecimento sobre a escolha de uma futura profissão. O intuito do projeto é esclarecer as dúvidas sobre as mais variadas profissões. O estudante Ramon Santos de Medeiros diz que o projeto ajudou a esclarecer algumas dúvidas.
“É difícil saber o que fazer. Eu gosto de exatas, mas tenho inúmeras coisas na cabeça. Os games esclarecem um pouco de cada área, apresentam cursos que a gente não conhecia e nos ajudam a decidir o que queremos ser”, frisa Ramon.

Além da sala de aula!

Estudantes das escolas estaduais da regional de Tubarão mostraram criatividade ao apresentarem seus trabalhos na 1ª Mostra Cultural Além da Sala de Aula. A exposiç ão ocorreu na sexta-feira, no auditório do Centro de Educação Profissional (Cedup), Diomício Freitas. Entre os temas escolhidos destaque para o meio ambiente e cidadania. Os alunos também mostraram talento com apresentação de dança, teatro e música.

Os trabalhos expostos foram realizados de forma multidisciplinar, tanto por alunos do ensino fundamental quanto médio. Todos os participantes receberam certificados e troféu. “A proposta é a divulgação dos projetos desenvolvidos no ano passado e neste. É a busca de novas formas de construção do processo ensino aprendizagem”, avalia a gerente regional de educação Teresa Cristina Meneghel.

A magia da Cinderela

Quando criança, quem não se encanta com as histórias de príncipes e princesas, com toques de mágica e final perfeito? O clássico Cinderela é um que acompanha as nossas vidas há muito tempo.

Esse encantamento foi revivido no palco semana passada através das professoras do infantil e ensino fundamental 1 do Colégio Dehon. E as educadoras mostraram talento de sobra com a encenação. Elas transformaram palavras simples em momentos significantes, divertidos.
Música, luzes, aplausos… O espetáculo Cinderela tocou os corações de pais, alunos e convidados. Parabéns, professoras! Vocês mostram que a paixão por ensinar vai além da sala de aula.

Seminário de educação matemática

Com o objetivo de discutir formas diversificadas de ensino e aprendizagem da matemática, ocorre neste sábado 11º Seminário de Educação Matemática do Núcleo de Estudos (Neem). O evento inicia às 8h45min no Espaço Integrado de Artes da Unisul, em Tubarão. Várias palestras integram a programação, entre elas a da professora Valdézia Pereira. Ela discursará o tema A Arte que calcula e a Matemática que expressa. Os interessados em inscrever trabalhos para o seminário, devem preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail: matemática@unisul.br.