A secretária de educação da prefeitura, Rosimeri, avisa que todos os alunos serão bem recebidos.
A secretária de educação da prefeitura, Rosimeri, avisa que todos os alunos serão bem recebidos.

Tá quase na hora! As férias estão chegando ao fim e já é o momento de voltar a pensar nos estudos. Na rede municipal de ensino em Tubarão, apesar de ainda não ter sido decidido o reinício das aulas, as escolas e a secretaria da educação da prefeitura já estão preparadas para receber os alunos. Alguns projetos serão retomados e expandidos.

Para este ano, uma das metas da secretaria da educação é melhorar o ensino. Para atingir o isso, os alunos até o 5º ano receberão apostilas, além dos livros fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
No fim deste mês, um novo centro de educação infantil começará a funcionar na cidade, no bairro Guarda margem direita. E algumas escolas passarão por reformas e receberão placas de identificação.

O projeto Combate à Evasão Escolar terá continuidade, e será ampliado (leia mais no quadro abaixo). Além de oficinas de cultura.
Parte da frota de transporte escolar foi renovada, o que significará mais conforto aos estudantes. Os veículos com mais de dez anos foram retirados de circulação e substituídos. Outras três kombis foram adquiridas. No total, são 14 veículos – no ano passado eram 11.

Agora, as associações de pais e professores contarão com um fundo, chamado de Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Com estes recursos, pequenos reparos poderão ser feitos. “As escolas municipais terão maior autonomia para consertar portas, fechaduras, trocar uma lâmpada”, explica a secretária de educação, Rosimeri da Cunha Galvani.
A própria estrutura da secretaria da educação haverá melhorias. Uma recepção será criada. “Queremos dar o melhor para os nossos alunos, um ambiente que gostem”, explica Rosimeri.

• Projeto Mais Educação
As escolas Maria Emília Rocha, no bairro Recife; São Martinho, no bairro de mesmo nome; Manoel Rufino Francisco, na Passagem; e Manoel José Francisco, no Humaitá de Cima, continuarão a integrar o projeto Mais Educação. Em uma parceria com o governo federal, são oferecidas, no período oposto ao das aulas, oficinas de dança, banda, xadrez e basquete, reforço escolar, dentre outras atividades.

• Turismo e Cultura na Escola
O projeto Turismo e Cultura na Escola visa complementar a aprendizagem da sala de aula, com viagens e passeios em pontos turísticos da região.

 • Projeto Verde é Vida
Em uma parceria com a Afubra, alunos de algumas escolas podem participar de palestras e aulas especiais de educação ambiental e ecologia.

• Programa Escola em Ação
Transformando a Educação (Peate)
Algumas escolas da rede municipal dispõem de oficinas de flauta, clube de mães, rádio escola. Todas as atividades integram o Peate.

• Combate à Evasão Escolar
No ano passado, duas escolas municipais e duas estaduais foram contemplados com o programa Combate à Evasão Escolar. A ideia deu tão certo que o foi expandida para todas as outras. Uma nova equipe, composta por pedagogo, psicólogo e assistente social, foi montada.

• Atendimento Interventivo Individualizado
Alunos da rede municipal do 2º ano do ensino fundamental contarão com aulas de reforço para complementar o conteúdo. Os professores serão os mesmos da salas de aula.
 

O Notisul Escola voltou!

Os alunos da Escola Jovem e do Colégio Dehon terão a partir de hoje novos companheiros no Notisul Escola. Após as férias, a página semanal com foco na educação está de volta e também abordará as ações da rede municipal de ensino de Tubarão. Para quem não lembra, o Notisul Escola iniciou em 1º de julho de 2009 e o sucesso continua…

• O projeto de educação do Notisul agora levará mais informação às escolas Faustina Da Luz Patricio, Sombrio, João Pedro Delfino, Francelino Mendes, Leopoldo Marquides Correa, Padre Paulo Herdt, Maria Da Silva Correa, Professor Cleto Da Silva, Presidente Juscelino Kubitscheck, Professora Cristina A. Wendhausen, Santa Terezinha e Bom Pastor.

Início das aulas

Ainda não existe uma data definida para o início das aulas na rede municipal de Tubarão. Tudo depende da contratação de professores. O concurso já foi realizado, mas houve alguns probleminhas e os resultados passam por uma reavaliação. Mas as aulas devem começar ainda neste mês, viu?!