Os estudantes da Escola Santo André, em Capivari de Baixo, têm transmitido lições de cidadania. A unidade de ensino é a primeira no município a fazer reciclagem do lixo. Na última sexta-feira, foi a inauguração oficial do programa, com a realização de oficinas e um cerimonial.

O programa de reciclagem é feito através de uma parceria com a empresa Gerenciamento de Resíduos Industriais (GRI), que cedeu lixeiras, materiais educativos e promoveu várias palestras na escola. A coordenadora operacional da GRI e organizadora do programa, Maiara Goulart Medeiros, explica que a empresa continuará no próximo ano a orientar os alunos quanto à reciclagem. “Em 2012, a prefeitura poderá ter uma estimativa de quanto uma escola com o porte da Santo André recicla”, adianta Maiara.

As oficinas que os alunos participaram no período da tarde, com orientação do Sesc, foram: Reciclagem de papel, Aprender a fazer sabão com óleo de cozinha usado, Composteira, Horta Suspensas e Construção de brinquedos com material reciclado (garrafas pet).

Proerd forma 386 crianças capivarienses

Trezentas e oitenta e seis crianças formaram-se esta semana no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Os estudantes são de sete escolas de Capivari de Baixo. O projeto é da Polícia Militar, em parceria com a prefeitura.
O Proerd é projeto social que educa as crianças quanto a ações de cidadania. Os estudantes receberam uma camisa e um boné com a logomarca do programa, além do certificado pela conclusão do curso.

Dom Pietrulla relembra o Dia da Consciência Negra

Os alunos da Escola Dom Anselmo Pietrulla, de Capivari de Baixo, fizeram uma Mostra de Trabalhos sobre a Consciência Negra, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro, último domingo). Eles prepararam exposições sobre a África e os países que compõem o continente. Também fizeram uma apresentação de capoeira.
O prefeito de Capivari, Luiz Carlos Brunel Alves, acompanhou as apresentações e enalteceu o trabalho dos estudantes, orientados pela professora de história Marinélia Bonelli Fernandes, com o auxílio da assistente técnica pedagógica, Jadna Mendes.
O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia da morte de Zumbi (1655-1695), líder do Quilombo dos Palmares e considerado o herói da resistência antiescravagista no período colonial.

Mostra artística

Capivari de Baixo será palco de várias manifestações artísticas a partir de hoje. Teatro, canto, exposições de trabalhos e diversas outras atividades fazem parte da programação da 2ª Mostra Cultura do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca). O evento será aberto às 19h30min, com a celebração de uma missa na Igreja Matriz São João Batista, centro do município. A mostra dos trabalhos será no Salão Paroquial Padre Hilário Puzinski.
A mostra segue amanhã, das 8h30min às 16h30min. Hoje, o Ceaca atende mais de 130 crianças e adolescentes, com reforço escolar, oficinas e atividades esportivas e culturais.

Matrículas abertas

As escolas municipais de Capivari de Baixo estão com as matrículas abertas. Os pais ou responsáveis devem procurar as unidades de ensino e apresentar documentos como certidão de nascimento, comprovante de residência, dados cadastrais e carteira de vacinação. Caso o aluno venha de outra escola, é necessário o atestado de frequência no ato da matrícula.