Cá pra nós: química não está lá entre as disciplinas prediletas da maioria. E muitos acham que nunca irão usar o que aprendem em sala de aula na ‘vida real’. Mas as coisas não funcionam bem assim não. E foi justamente para mudar esta impressão que a professora Elaine Vandressen incentivou os alunos do ensino médio do Colégio Dehon a participarem da 5ª Olimpíada Catarinense de Química.

Aproximadamente 40 estudantes (alguns estão na foto acima, junto com a professora Elaine e o diretor Matiolla) participaram da disputa e, além do aprendizado, trouxeram para Tubarão o troféu de vice-campeão. O Dehon empatou no total de pontos (87) com o primeiro colocado, Colégio Dom Jaime Câmara, de São José, e só não levou o título por conta da quantidade de medalhas: 14 do Dom Jaime contra 13 do Dehon.
A olimpíada foi elaborada pela Unisul, com coordenação do curso de licenciatura em química e participação de centenas de alunos de escolas de todo o estado.

“Foi muito gratificante ver a participação dos alunos. Esta é uma disciplina totalmente relacionada ao cotidiano, que requer raciocínio lógico. Todos aprenderam que é possível, sim, fugir da decoreba”, destaca a professora de química.
Laura Grassi Maragno, do 2º ano, compartilha da ideia e mostra que este tipo de atividade extra-curricular pode ser muito legal. “É a segunda vez que participo da Olimpíada de Química, e também já participei de olimpíadas de outras disciplinas. Gosto muito da matéria”, relata a estudante, que colocou engenharia química em sua lista de preferências para o vestibular.
Tubarão teve outras escolas representantes que também fizeram bonito.

Os medalhistas do Dehon

• Ouro – Lucas Niehuns Antunes (1ª série); João Michels Cardoso e Anita Silva Brunel Alves (2ª); e André da Rosa Selhorst (3ª).

• Prata – Marina Darela Pereira (1ª); João Marcelo Bitencourt Lima (2ª); e João Marcos Monteiro e Júnior Bonetti Zanini (3ª).

• Bronze – Laruh Bruning Ascari (1ª); Laise Rodrigues Silveira e Laura Grassi Maragno (2ª); e Giselle Martins Wiggers e Mateus Fratoni Souza (3ª).

• Menção honrosa – Sabrina Marcon Costa (1ª).

Curtas

Matrículas
Atenção, pais de alunos de escolas estaduais. O calendário de matrícula já saiu e o processo ocorrerá da seguinte maneira: esta sexta-feira é o prazo para a renovação de matrícula dos alunos. Da próxima segunda-feira até o dia 30 é o período para a matrícula dos alunos novos. Quem não conseguir neste prazo tem entre os dias 11 e 15 de janeiro do próximo ano para confirmar vaga na rede pública estadual.

Para quem está no azul
Já para quem está com o boletim tão azul quanto o céu, as aulas terminam no dia 11 de dezembro. No mais, é só garantir a vaga para o próximo ano e curtir as férias.

Para quem está no vermelho
Quem está pendurado em alguma matéria deve preparar-se para as aulas de recuperação. Nas escolas públicas estaduais, as matérias para as provas finais serão repassadas entre os dias 7 e 11 do próximo mês. As provas finais serão entre 14 e 18 de dezembro. Capriche!

Para quem se forma
Os alunos do ensino médio das escolas estaduais já se preparam para a festa de formatura. As datas já estão reservadas: dias 18, 19 e 21 do próximo mês. Parabéns a todos e bom vestibular para quem vai tentar uma vaga à universidade!