M ais de 250 alunos do segundo ano das escolas municipais de Capivari de Baixo vão realizar os testes da primeira etapa da Provinha Brasil hoje. Os estudantes deverão responder a perguntas relacionadas à leitura, o que ajudará a fornecer um diagnóstico da aprendizagem.
Todos os testes são enviados pelo Ministério da Educação (MEC) e serão aplicadas pela secretaria de educação da prefeitura. “Com esta primeira avaliação, dependendo do resultado, poderemos repensar a atuação de gestores e professores das escolas e ampliar as chances de aprendizado dos alunos. De todo modo, estamos esperando bons resultados, pois nossos professores são capacitados e nossos alunos muito dedicados em sua maioria”, ressalta a coordenadora do ciclo de alfabetização da secretaria de Educação de Capivari de Baixo, Rafaela Alves Machado.
A Provinha Brasil tem como objetivo oferecer a toda equipe escolar um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. 
Com as informações obtidas pelos testes, os educadores terão condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização. A intenção do MEC é que todas as crianças saibam ler e escrever até os 8 anos. 
 
Curso é oferecido para profissionais da educação
Os diretores, secretárias, especialistas das escolas e creches e técnicos da secretaria de educação e cultura da prefeitura de Capivari de Baixo participaram de um curso ministrado pelo professor Maurício da Silva. O tema foi ‘Gestores Escolares – eficiência na Escola e na Vida’. O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo da Tractebel Energia. Os encontros seguintes serão nas próximas terça e quarta-feiras. “O curso fortalece o processo de formação continuada que passou a ter papel fundamental na educação. Também oferece preparo técnico, e habilidade de gerir pessoas e outras situações fundamentais para o aperfeiçoamento do ensino”, salienta a secretária de educação e cultura, Maria Conceição de Oliveira Souza, a Tonega.
 
Policial ministra palestra para crianças
Respeito e disciplina foram os temas abordados na palestra do policial militar Gean Carlos Machado aos alunos do Programa Mais Educação, da Escola Dom Anselmo Pietrulla. “São palestras importantes e que colaboram para ampliar a visão dos nossos alunos sobre a vida e os desafios que precisam ser encarados no dia-a-dia. A disciplina e o respeito são prerrogativas fundamentais para se adquirir o sucesso profissional e o pessoal”, afirma a coordenadora do programa, professora Daniela Nunes.
 
Alunos criam música para projeto
Atividades como judô e xadrez fazem parte do dia-a-dia dos alunos das escolas municipais de Capivari de Baixo inseridos no Programa Mais Educação. Porém, as crianças também podem participar de aulas de canto. Os estudantes participaram de um ensaio e coral, junto com o músico Ronaldo Pinheiro. E não foi apenas com a voz que eles trabalharam. Todos colocaram a cabeça para funcionar e criaram uma canção que simboliza o projeto. “Dá para sentir que é um trabalho bastante diferenciado. E é importante acompanhar os trabalhos desses alunos, que são estimulados em muitas áreas. Tenho certeza que dessa turma sairão grandes profissionais, mas, sobretudo, grandes cidadãos”, ressaltou o prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves.
 
Letra
Tudo faz sentido, se você quer aprender,
Tudo é mais fácil, basta só você querer 
Para a nossa alegria e união,
Seguimos juntos ao futuro,
Com muito amor, força e dedicação,
Vamos todos juntos, para o mais educação
Vamos fazer acontecer
Pensando em um, pensando em mil, pensando em mim e em você,
Nunca é demais aprender,
Basta querer que é poder
Para a nossa história acontecer.