Uma proposta super divertida certamente vai movimentar as escolas da rede municipal de Tubarão. O Sesc promove, do dia 22 a 28 deste mês, a “6ª Maratona de Contos”. O evento contará com apresentações teatrais, contação de histórias e cursos de capacitação. As atividades ocorrem na unidade do Sesc da cidade.

As ações iniciam às 10 horas, com a peça teatral “Boi em miniatura”, que conta a história de um menino que esperava ansioso o nascimento de seu boizinho. No dia seguinte, o público poderá conferir “Histórias de assombração daqui acolá”, que será encenada no Museu Willy Zumblick, às 20 horas.

Além de proporcionar momentos de diversão e lazer, os contos têm uma importância muito grande para a criança, já que é através das histórias que os pequenos aprendem diversas lições.
Perseverança, bondade, a importância do diálogo e da compreensão para a solução de problemas, a aceitação das diferenças e o amor pela leitura são alguns destes ensinamentos.
As escolas que têm interesse em levar turmas para participar da maratona, podem entrar em contato com o Sesc. A programação completa está no site da prefeitura de Tubarão (www.tubarao.sc.gov.br).

Invente a sua historinha

Pode ter fadas, dragões, príncipes, animais e objetos falantes. Não importa como é a sua historinha, ela vai ser sempre divertida se você soltar a imaginação e criar! Que tal montar um conto só seu? Pegue o caderno de desenhos, os lápis de cor e vamos lá. Abaixo, tem uma historinha curtinha para você ter como exemplo:

A lebre e a tartaruga
Era uma vez uma lebre e uma tartaruga.
A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida.
A lebre muito segura de si, aceitou prontamente.
Não perdendo tempo, a tartaruga pois-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém, firmes.
Logo a lebre ultrapassou a adversária e, vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar.
Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.
Já na reta final, viu a sua adversária cruzando a linha de chegada toda sorridente.
Moral da história: Devagar se vai ao longe!

Nomeada nova secretária de educação

A pedagoga Maria Salete Cavaler Garcia é a nova secretária de educação da prefeitura de Tubarão. Ela foi nomeada pelo prefeito Manoel Bertoncini na manhã de ontem, em substituição a Felipe Felisbino. Maria Salete é servidora de carreira da prefeitura e já atuou em diversas áreas da administração municipal. Desde o ano passado ela atuava na Fundação de Educação.

Direitos da Criança e do Adolescente é tema de encontro em Tubarão

Ocorre hoje a 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro inicia às 9 horas, no auditório do bloco pedagógico da Unisul, em Tubarão. O encontro é aberto ao público e é uma boa oportunidade para pais e professores debaterem o papel da criança na sociedade. O titular da 3ª promotoria de Tubarão, Oswaldo Juvêncio Cioffi Júnior, é um dos convidados e ministrará palestra sobre o tema. Neste dia, será feita ainda a eleição para a escolha dos delegados para a conferência estadual. O evento é organizado pela gerência regional de assistência social, trabalho e habitação da secretaria de desenvolvimento regional em Tubarão.