Nos manter saudáveis é uma tarefa que exige dedicação. Comer uma guloseima aqui e outra ali pode. O que não vale é atacar o que ver pela frente todos os dias. Nada de doces e frituras dia sim e dia também!

Outra coisa: praticar exercícios físicos regularmente faz bem para a mente e para o corpo. Só para reforçar: video game, ver TV e ficar parte do dia no bate papo na internet não são exercícios físicos. Reserve um tempinho para jogar um futebolzinho ou um vôlei com a galera da escola ou da rua.

Tem um outro recado importante para manter a saúde em dia. Muitas vezes nos preocupamos muito com a nossa forma física, e nos esquecemos da saúde da nossa boca. Afinal é legal ter um sorriso bonito!

Na última semana, em Capivari de Baixo, a secretaria da saúde da prefeitura começou a distribuição de kits de saúde bucal. A ação faz parte do projeto Tenha um sorriso feliz. Cuide bem do seu sorriso!

Vão receber o material os centros de educação infantil e alunos até o primeiro ano do ensino fundamental de escolas do município. Cada kit é composto por escova, pasta de dente, fio dental e uma cartilha informativa.

Tudo bem que os kits foram distribuídos para os pequenos. Mas isto não significa que os “grandinhos” não devem cuidar da higiene bucal. Aprenda a lição: escove bem cada dente de sua boca e não esqueça da língua.

Isto deve ser feito depois de cada refeição. Use um fio dental para completar a higienização. Só com ele é possível tirar todos os restinho de comida que ficam entre os dentes!

Dicas de escovação
• Faça a escovação, use o fio dental e enxaguantes bucais.
• Todos os lados dos dentes têm que ser escovados.
• Troque sua escova a cada três meses.
• Visite regularmente um dentista.

Um levantamento sobre saúde bucal
No começo deste ano, um levantamento sobre a saúde bucal das crianças foi feito em Capivari de Baixo. Foram levados em conta os dentes perdidos, nascidos e obturados. O resultado foi bom: baixa incidências de cáries ou de outros problemas bucais. Para manter este bom índice, você tem que continuar a fazer a sua parte!

Planejar a educação é importante
Estudar é importante e planejar como deve ser a sua educação também! A secretaria de educação e cultura da prefeitura de Capivari de Baixo tem realizado reuniões para elaborar o Plano Municipal de Educação (PME). Você sabe por que ele é importante? Este planejamento permite diagnosticar como está situação de ensino do município e, como isso, criar metas e diretrizes para melhorar a educação. Nesses encontros participam uma comissão, composta por representantes de várias escolas da cidade.