Rostinhos pintados, orelhas de coelho, a alegria dos ovos de chocolate coloridos. É fácil encantar-se com os símbolos da Páscoa. Este ano, a festa, nascida com cunho religioso, é comemorada no dia 8 do próximo mês. Um domingo!
Nas escolas da rede municipal de ensino de Tubarão, porém, o coelhinho já começa ser presença marcante bem antes. E não poderia ser diferente. Cada instituição programa uma maneira diferente de trabalhar o assunto – e, por que não, celebrar a data!

No Centro de Educação Infantil (Cei) Cantinho da Alegria, do bairro Morrotes, por exemplo, uma empresa fará a distribuição de ovos de chocolate na próxima segunda-feira.
E como a época é do chocolate, nunca é demais lembrar que a guloseima é, realmente, um manjar dos deuses e não há problema em consumir o alimento.
O problema é o exagero. Então fica a dica para levar para casa e para a escola: nada de se "entupir" de ovo de Páscoa. Coma um pouquinho hoje, outro pouquinho amanhã.

Você sabia?
A Páscoa, ou Pessach (passagem, em hebraico), possui três significados:

• Para os cristãos é um acontecimento religioso, no qual é celebrada a ressurreição de Cristo, ocorrida três dias após sua crucificação.
• Para os judeus, o Pessach determina o fim da escravidão de quatro séculos no Egito.
• O terceiro significado é pouco conhecido. Relata-se sobre uma festa de grupos pastoris que viviam na terra de Canaã, no segundo milênio antes de Cristo. No final das chuvas, entre março e abril, eles abandonavam suas terras e viajavam para regiões mais férteis. A festa da Páscoa pedia proteção durante a travessia.

Hoje, na tradição moderna, a Páscoa é marcada pela troca de ovos de chocolate. Alguns historiadores sugerem que muitos dos atuais símbolos ligados à data, como os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho, são vestígios culturais da festividade de primavera, realizada por vários povos antigos.

Educação abre inscrição para agentes de serviço de limpeza

A Fundação Municipal de Educação de Tubarão realizará hoje e na próxima segunda-feira, as inscrições para o processo seletivo a fim de contratar agentes de serviços de limpeza. O salário oferecido é de R$ 700,00 para uma carga semanal de 40 horas.
As inscrições serão realizadas na sede da Fundação, na rua José Ferreira, 380, das 13 às 19 horas. Podem se inscrever candidatos com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo.
A convocação dos classificados será realizada na próxima quarta-feira, das 14 às 19 horas, na sede da Fundação.
O edital completo, bem como a ficha de inscrição, podem ser obtidos na instituição ou no site da prefeitura de Tubarão: www.tubarao.sc.gov.br.

Curtas

Cei Álvaro Fernandes realiza reunião de pais e mestres
O Centro de Educação Infantil (Cei) Álvaro Braz Fernandes, localizado no bairro Guarda margem esquerda, em Tubarão, realizou a primeira reunião de pais, professores e demais funcionários neste mês. O encontro contou com a presença de algumas crianças da turma do pré-escolar 2, da professora Eloisa Barreto Cardoso. Eles deixaram todos surpresos com uma apresentação linda do poema “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes. A diretora Cleusa Rodrigues Inácio, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da participação da família na vida escolar de seus filhos desde muito cedo.

Professores participam de capacitação
Os professores de educação física, inglês, assessores e gestores da rede municipal de ensino de Tubarão reuniram-se este mês, na Unisul, onde participaram de treinamento. A capacitação marcou o início das atividades com o novo sistema de apostilamento, adotado pelo município.