As crianças da turma do primeiro ano 1, da professora Franciane, abusaram da criatividade nas atividades do projeto ‘Histórias Viajantes’. Foto: Escola Manoel Rufino Francisco/Divulgação/Notisul
As crianças da turma do primeiro ano 1, da professora Franciane, abusaram da criatividade nas atividades do projeto ‘Histórias Viajantes’. Foto: Escola Manoel Rufino Francisco/Divulgação/Notisul

Despertar e incentivar o interesse pela leitura é uma premissa nas instituições de ensino de Tubarão. Na Escola Manoel Rufino Francisco, no bairro Passagem, isso é algo levado muito a sério pelas professoras.
Tanto é verdade que raramente passa uma semana sem que ocorra um evento que incentive este hábito. E a criançada adora. O último trouxe os personagens dos livros infantis para dentro da sala de aula.
Isso mesmo! A bela iniciativa das professoras Cinara e Franciane faz parte do projeto ‘Histórias Viajantes’, que tem o intuito de, além da leitura, apresentar um novo vocabulário às crianças, como auxiliá-las a falar, escutar, ler e escrever.

Além da aula de leitura diferente com as fantasias, os estudantes levaram para casa as bolsinhas com os cadernos para o registro das leituras realizadas. A bolsinha servirá para o transporte dos livros e irá para casa das crianças toda sexta-feira.
Às segundas-feiras, todos devem devolver a bolsinha, já que é neste dia da semana que as crianças compartilham, com os colegas e a professora, a história lida durante o fim de semana.

Leilão de aventais encerra projeto educacional inovador

O Centro de Educação Infantil (CEI) Borboleta Azul, que atende a comunidade do bairro São João-MD, em Tubarão, promove um leilão dos aventais. A ação marca o encerramento do projeto “Poetizando Borboletinhas”, desenvolvido na instituição desde março. A iniciativa trouxe novas formas de aprendizagem às crianças, através de atividades e brincadeiras que envolviam a poesia.

A ação incentivou a elaboração de trabalhos como pinturas em tela, confecção de cartazes, interpretações teatrais, além do envolvimento das mães na criação de materiais para uso de seus filhos. Já as professoras produziram os aventais decorados com a temática do projeto.

O material foi utilizado na apresentação de saraus literários, onde poesias retrataram também histórias clássicas da literatura infantil, como Os Três Porquinhos. Todos os aventais estão em exposição na sede do CEI Borboleta Azul. Quem tiver interesse de adquirir um basta só ir na escola dar o seu lance!

Homenagens marcam o Dia da Mães

Como já é tradição, os Centros de Educação Infantil e as escolas municipais de Tubarão prestaram merecida homenagem às mães. De forma criativa, crianças de todas as idades mostram todo o carinho por suas mamães, por meio de apresentações culturais, entrega de presentes e brincadeiras, entre outras atividades. No CEI Estrelinha Brilhante, no bairro Passagem, brindes foram sorteados e um delicioso lanche foi servido. Outras escolas, como a João Hilário de Mello, no bairro Sertão dos Corrêa, por exemplo, realizaram festas.

Projetos educacionais são debatidos

O 1º Seminário Catarinense de Educação Integral, sediado em Florianópolis, reuniu vários projetos e programas voltados à área da educação, e que se destacam no estado. A secretaria de educação da prefeitura de Tubarão apresentou o programa “Mais Educação”, que oferece uma série de atividades extracurriculares, como dança, artesanato, informática e pintura, aos alunos no contraturno escolar. Hoje, o programa é desenvolvido em dez unidades escolares.