Releituras de obras de grandes escultores, pintores e escritores, confecções de maquetes, telas pintadas à mão, objetos antigos e vários trabalhos feitos com argila… A Mostra de Trabalhos do Colégio Dr. Otto Feuserschuette, de Capivari de Baixo, foi um luxo. Tudo o que foi exposto foi feito pelos próprios alunos durante o ano letivo.

A exposição envolveu professores de várias disciplinas e contribuiu diretamente no processo ensino-aprendizagem. E o mais legal: possibilitou aos estudantes mostrarem a sua criatividade através da arte.
Parabéns!

Alunos são premiados em Olimpíada de Química

As estudantes do Colégio Dehon Anita Silva Brunel e Laura Grassi Maragno, ambas da 2ª série do ensino médio, receberam, sábado, na Unisul, as medalhas de ouro e bronze, respectivamente, da 5ª Olimpíada Catarinense de Química.
Na pontuação geral, o primeiro lugar ficou com a escola Dom Jaime Câmara, de São José, que por apenas uma medalha de diferença no critério de desempate deixou o segundo lugar para o Colégio Dehon, de Tubarão. As provas foram realizadas em outubro e envolveram mais de 10 mil estudantes.

Para Anita, esses eventos são importantes para a futura formação acadêmica. “Trazem um conhecimento a mais do que aprendemos na escola. Isso faz com que tiremos essa ideia de que a química é uma matéria chata”, brinca a aluna. E Laura acrescenta: “Esta medalha faz com que o meu interesse pelas ciências exatas torne-se ainda maior”, afirma a adolescente, que prestará vestibular para esta área.

Artigo

Guerras, misérias, aquecimento global… aonde chegaremos? Até onde o homem é capaz de ir em busca de riqueza e poder? Onde está o amor ao próximo e a solidariedade?
O mundo, atualmente, gira em torno do dinheiro; estão criando guerras em busca do mesmo; e as consequências? Será que o homem não é racional o bastante para perceber que essas guerras tiram a moradia, o conforto, a paz e a vida de muitas pessoas?
E o que fazer para acabar com isso? A paz começa dentro de cada um de nós, deixe de ser tão egoísta, ambiciosos, não pense apenas em seu próprio bem, ame o mundo e as pessoas, a paz é isso.

O mundo precisa de paz, necessita de sorrisos espontâneos, de céu azul, de abraços calorosos, de natureza bem cuidada, de tranquilidade… o mundo precisa da consciência do ser humano. Ele precisa de paz.

Miriane Antunes Borges
Aluna da 1ª série do ensino médio da escola Dr. Otto Feuerschuette, de Capivari de Baixo.

Curtas

Produção de vídeo
Ao perceber a participação de alunos da Escola Técnica do Comércio de Tubarão (ETCT) na produção de vídeos bem criativos sobre o filme Crepúsculo, a professora de biologia Suelen Rosana da Cruz França buscou canalizar este potencial para o ensino-aprendizagem e uniu o conteúdo escolar com a produção cinematográfica. O assunto era verminoses. A ideia era que os alunos montassem um filme de cinco minutos sobre as parasitoses mais comuns no ser humano. Todo o material está disponibilizado no site de compartilhamento de videos You Tube.

Enem
Depois de ser adiada por um vazamento da primeira prova, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste fim de semana. Os testes já estão impressos e começaram a ser distribuídos sexta-feira. O Ministério da Educação (MEC) pediu apoio dos governos estaduais para que as polícias militares participem da segurança do exame – tanto no transporte quanto nos dias de prova. Ao todo, 4,1 milhões de estudantes participarão do teste. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já divulgou os endereços onde as provas serão aplicadas, para conferir o aluno pode acessar o site: www.enem.inep.gov.br ou pelo telefone 0800-616161.