Através de um animado teatro, estudantes relembraram normas de trânsito.
Através de um animado teatro, estudantes relembraram normas de trânsito.

Os estudantes da Escola Deputado Joaquim Ramos, de Imbituba, tiveram uma programação bem especial este mês. Em apenas uma tarde, aprenderam muito sobre direitos e deveres dos motoristas e pedestres, além da importância do respeito às Leis do Trânsito. O evento fez parte da campanha de mobilização na Semana Nacional do Trânsito (entre os últimos dias 19 e 25), com o lema “Paz no trânsito – Nessa campanha a placa é uma só: vida!”, promovida pelas secretarias municipais de saúde e educação, setor de trânsito da prefeitura, em parceria com as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Câmara de Dirigentes Lojistas e Rotary Clube.

As crianças assistiram a uma peça apresentada pelo grupo Desmontagem Cênica. Os atores demonstraram a importância de obedecer as leis de trânsito.
Durante as encenações, foram apresentadas as leis para pedestres e motoristas, a importância de ser atravessar na faixa e de utilizar as passarelas. Os estudantes não deixaram de contribuir. Atentos e participativos, questionavam os atores e compartilhavam as opiniões.

O aluno Matias Antônio de Oliveira, do 1º ano do ensino fundamental, já conhecia algumas regras. E garante que, com a apresentação do teatro, ficará mais atento na hora de atravessar as ruas, não deixará de olhar para os dois lados. E, no ônibus escolar, sempre utilizará o cinto de segurança. “Foi muito legal, a gente aprendeu e riu bastante”, revela Matias.

Vereadora Mirim pede mais abrigos de ônibus

A vereadora mirim Júlia Cavalcanti de Freitas, da Escola João Guimarães Cabral, no bairro Vila Nova, em Imbituba, visitou nesta semana o diretor de trânsito da prefeitura, Carlos Fernando Demétrio. O objetivo do encontro foi solicitar a instalação de abrigos de passageiros na avenida Estrela.

Júlia demonstrou dedicação e comprometimento com sua função de vereadora mirim. Ela conversou com o chefe do departamento de trânsito da prefeitura, Carlos Fernando Demétrio. Ele apresentou projetos para a avenida, como pavimentação asfáltica e regulamentação de velocidade. “Este trabalho está incluído no pacote de obras 2011/2012. Vamos incluir estudos para a instalação de dois abrigos na avenida juntamente com as obras”, garante Demétrio.
“Muitos alunos da escola usam o transporte coletivo municipal para ir ao colégio, além de várias pessoas do bairro”, enfatizou a jovem vereadora.

O chefe de trânsito parabenizou a ação da vereadora. “Acreditamos que cidadãos de personalidade, iniciativa e comprometimento formam-se já na infância e adolescência, e temos que incentivar e apoiar iniciativas como a da vereadora Júlia e da câmara mirim”, Demétrio.
A câmara mirim é um projeto de autoria do vereador Dorlin Nunes Júnior (PSDB). O programa iniciou em 2009 e simula uma eleição real em todas as escolas do município.


Demétrio apresentou os projetos de pavimentação na avenida Estrela para a vereadora mirim.