O aguardado mês de julho já chegou e com ele as férias escolares. Os pequenos comemoram algumas semanas sem compromissos, mas para os pais que não têm folga do trabalho neste período fica a pergunta: o que fazer com a criançada? O segredo é aproveitar o tempo livre para os pais curtirem os filhos e os filhos curtirem os pais! Uma boa maneira de fazer isso é com uma boa brincadeira. E a diversão pode ser maior ainda se a família todo estiver junta. Uma dica é todos construírem um brinquedo juntos. Materiais simples ou sucatas podem virar uma pipa, por exemplo. Depois, é só esperar pelo vento e sair correndo. 

 

Como fazer uma pipa
• Corte um quadrado de folha de jornal com 32 centímetros de lado. Apenas para marcar o papel, dobre a folha ao meio, formando um triângulo. 
• Abra a folha deixando a marca em posição vertical e vire para trás a ponta de cima. 
• Com um palito, faça um furo em cada uma das outras pontas. 
• Corte um pedaço de 30 centímetros de linha, passe pelos furos das pontas direita e esquerda e amarre. 
• Agora, faça a rabiola. Corte 70 centímetros de linha e amarre tirinhas de jornal nela, uma seguida da outra. Prenda esse fio na ponta de baixo. 
• Por fim, fixe a linha do carretel no centro do fio preso nas laterais.
• Você pode decorar a sua pipa com tinta guache ou aquarela, recortes, adesivos e o que mais a sua imaginação pensar. Deixe ela bem linda e bons voos.
 
Como  brincar
É só segurar a linha e correr. Chame os irmãos, os amigos, os primos e os vizinhos e organize um campeonato. Vence quem conseguir ficar mais tempo com a pipa no ar. Boa diversão!
 
Escola eficiente é escola bem gerida!
Os profissionais da educação de Capivari de Baixo participaram esta semana da segunda etapa do curso “Gestores escolares: eficiência na escola e na vida”, ministrado pelo professor Maurício da Silva.
O aprendizado é oferecido pela secretaria de educação e cultura da prefeitura, e tem como público-alvo diretores, secretárias, especialistas das escolas e creches do município, e técnicos da secretaria.
“A educação passa, a cada ano, por profundas mudanças. Por isso, é preciso aprimorar o corpo docente. Isto terá reflexo imediato na educação das nossas crianças”, considera o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves.
Para a secretária de educação Maria Conceição de Oliveira Souza, a Tonega, o curso fortalece o processo de formação continuada, que passou a ter papel fundamental na educação. 
“É preciso dispor de um preparo técnico, habilidade de gerir pessoas e outras situações fundamentais para o aperfeiçoamento do ensino”, salienta Tonega.
 
A capacitação realizada no auditório do centro administrativo da Tractebel Energia foi proposta pela secretaria de educação e cultura da prefeitura de Capivari de Baixo
 
Reforma da Escola Santo André será inaugurada hoje
Após cinco meses em obras, enfim os professores e estudantes da Escola Santo André retornaram ‘para casa’. Neste tempo, os 215 alunos ocuparam 11 salas de aula cedidas pela Faculdade Capivari (Fucap).
A restauração do prédio atingiu praticamente todos os espaços da instituição de ensino. O forro e o telhado foram trocados, toda a parte elétrica foi refeita e novos pisos foram instalados. Na parte externa, novas calçadas foram construídas e o pátio no entorno do prédio foi reparado.