Macarronada, muita salada, suco natural de fruta. A merenda nas escolas da rede municipal de Capivari de Baixo é bastante diversificada. Tudo é feito na própria escola, pelas profissionais, que levam um pouquinho do amor de mãe para dentro da panela
Macarronada, muita salada, suco natural de fruta. A merenda nas escolas da rede municipal de Capivari de Baixo é bastante diversificada. Tudo é feito na própria escola, pelas profissionais, que levam um pouquinho do amor de mãe para dentro da panela

Assegurar uma alimentação de qualidade e que atenda às necessidades nutricionais dos alunos matriculados na rede pública de Capivari de Baixo. Este é o desafio do município. A meta é cumprida à risca pelo departamento de alimentação escolar da secretaria de educação da prefeitura.

 
A merenda escolar é preparada e servida aos alunos com base no cardápio semanal elaborado pela nutricionista Marina Machado dos Santos. As refeições são bastante variadas.
 
Com os estudantes de 0 a 6 anos, que fazem parte da educação infantil, os cuidados com alimentação são ainda maiores. Eles recebem quatro refeições ao longo do dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, além de mamadeiras para os bebês.
 
“Nossas unidades escolares e creches são referência no que se refere à merenda. Supervisionamos tudo e os pais podem, a qualquer gora, ir em uma escola acompanhar a preparação e o que é servido. As portas estão abertas!”, convida a nutricionista Marina.
 
Brincadeira de criança
Os 28 itens de brinquedos educativos entregues pelo prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, para os centros de educação infantil da cidade já estão inseridos no dia-a-dia dos pequenos estudantes.
As crianças têm aproveitado ao máximo os brinquedos e as professoras estão orientadas a desenvolver atividades educativas com estes novos materiais.
No CEI Maria de Lourdes, por exemplo, os alunos brincam e aprendem por meio do quebra-cabeças de vogais, de animais e de transportes, além de usufruírem de barcos geométricos, cubos didáticos, bingo de letras, cogumelos educativos e leituras da coleção do “O Menino Maluquinho”, entre muitos outros itens. 
A diretora da instituição, Adriana Gaidzinski Alexandre, ressalta que os novos brinquedos mudaram o cotidiano dos pequenos. “Antes, já desenvolvíamos atividades lúdicas, mas os brinquedos atraíram bastante a atenção das crianças”, destaca.
 
Prefeito Brunel aproveitou os novos brinquedos para fazer uma bagunça com os pequenos do CEI Maria de Lourdes
Prefeitura de Capivari de Baixo/Divulgação/Notisul
 
Nova creche
Seguem firmes e fortes os trabalhos nas proximidades do novo Centro de Educação Infantil (CEI) Anita Brunel Alves, em Capivari de Baixo. A inauguração está prevista para a próxima segunda-feira. Desde a última semana, são instalados tubos para implementar a drenagem nas ruas que circundam a nova estrutura educacional. O CEI Dona Anita Brunel Alves é implantado em um terreno de propriedade do município, com uma área de 2,8 mil metros quadrados. O espaço físico da edificação é de 1.118,48 metros quadrados. O local é composto  por um bloco administrativo, de serviços e multiuso, blocos pedagógicos, pátio coberto, anfiteatro e playground. O projeto padrão foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Universidade de Brasília (UNB) e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A creche é financiada pelo programa Proinfância, do governo federal.