Alunos capricharam na hora de fazer o lanchinho. Brincando, eles aprenderam benefícios da alimentação saudável. Foto: Max Alexandre/Prefeitura de Tubarão/Notisul
Alunos capricharam na hora de fazer o lanchinho. Brincando, eles aprenderam benefícios da alimentação saudável. Foto: Max Alexandre/Prefeitura de Tubarão/Notisul

Para mostrar às crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Sete Anões, do bairro Fábio Silva, em Tubarão, a importância da alimentação saudável, a professora Paula Tomaz Maximiano desenvolveu, em conjunto com a unidade escolar, o projeto Alimentação.

A ideia é reforçar junto aos pequenos a importância de comer verduras, legumes e frutas para crescerem fortes e saudáveis. Ao mesmo tempo, a professora explica às crianças o mal que alimentos industrializados, como os salgadinhos, podem fazer à saúde, se consumidos em excesso ou com muita frequência.
Para aguçar o paladar, os próprios alunos colocaram a mão na massa. A turma do pré 2, da professora Paula, montaram sanduíches naturais. “Comer alimentos saudáveis pode ser gostoso e muito divertido”, ressalta a professora.

Que tal fazer um sanduba em casa?

Ingredientes
Pão de forma, maionese light, patê de frango caseiro (feito com frango desfiado cozido), tomate em rodelas e cenoura ralada.

Como se faz
Primeiro peça para um adulto ajudar no patê de frango. Depois, pegue o pão, passe a maionese e coloque os ingredientes. Para ficar mais bonito e gostoso, faça uma carinha bem bonita do sanduba.
Com uma tira de tomate, faça a boca. Os olhos podem ser duas azeitonas, ervilhas ou uma rodela de cenoura. Se quiser, pode fazer uma cabeleira com alface! Bom apetite!

Oficina pedagógica é realizada
Contadores de histórias do Centro Municipal de Cultura prometem mexer com a imaginação de crianças e adultos todas as segundas-feiras. Desde o começo desta semana eles participam do curso “Oficina Pedagógica de Contação de Histórias”. A primeira edição ocorreu nesta segunda-feira e despertou a imaginação de centenas de pessoas que acompanharam o evento. A próxima fase da oficina será nos dias 4 e 18 de junho, sempre a partir das 19 horas. O curso é realizado para incentivar a prática da narrativa oral e despertar a valorização e preservação da narrativa oral e, acima de tudo, estimular o resgate da arte da leitura. Serão oferecidas até 40 vagas por grupo. A ficha de inscrição e o edital completo podem ser acessados no site da prefeitura (www.tubarao.sc.gov.br).

CEI realiza tarde de contação de histórias
O CEI Anjos da Guarda, em Tubarão, promoveu uma tarde divertida com as contadoras de histórias Fábia e Adriana. A atividade marcou o encerramento do projeto de contação, realizado com os pequeninos. Além de viajar na imaginação com as narrativas, as crianças também participaram de brincadeiras. No dia 12 de julho, Fábia e Adriana participam de mais uma contação de histórias, desta vez na escola Professor Cleto da Silva.

Defesa Civil realiza palestra
Alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas Maria Emília Rocha e São Judas Tadeu participaram de uma palestra que marcou a abertura da Semana Estadual de Ações da Defesa Civil em Tubarão. Foram apresentadas uma série de medidas de prevenção de desastres, tanto naturais quanto os causados pelo homem, além de mostrar o trabalho desenvolvido pelo órgão no município e no estado. A ação foi realizada pela equipe da Defesa Civil de Tubarão.