Mais um ano letivo inicia. É hora de colocar o papo em dia com amigos e rever os professores. Mas não exagere na bagunça! É muito importante ir bem no primeiro semestre, para garantir boas notas e não ficar “apertado” no fim. Já pensou se os seus amigos pegam férias e você fica em recuperação? Por isso, mãos à obra.

O Notisul Escola começa 2011 com novidades. Como publicamos semana passada, mais dez escolas de Tubarão integram o nosso projeto. A missão é ajudar os alunos a irem bem nas salas de aulas. Como? Incentivando a leitura. O projeto é uma forma de incluir os jornais no dia-a-dia dos alunos. E tornar este meio de comunicação tão importante em aliado dos professores.

Vamos conhecer as outras escolas que fazem parte do projeto? Além do Colégio Dehon e da Escola Jovem, agora também integram Faustina da Luz Patricio, Sombrio, João Pedro Delfino, Francelino Mendes, Leopoldo Marquides Correa, Padre Paulo Herdt, Maria da Silva Correa, Professor Cleto da Silva, Presidente Juscelino Kubitscheck, Professora Cristina A. Wendhausen, Santa Terezinha e Bom Pastor. Todas de Tubarão. Mais de 1,6 mil alunos serão contemplados no projeto.

Início das aulas
Nas escolas estaduais, o ano letivo já iniciou. Os alunos da Escola Jovem estão em aula desde segunda-feira. Amanhã, é vez dos estudantes das municipais reverem os colegas. Já as férias no Colégio Dehon serão um pouquinho mais longas, os alunos voltam na próxima segunda.

Muitos professores preparam as salas de aula com bastante carinho. Na Escola Faustina da Luz Patricio, no bairro Oficinas, a professora Cristiane Alves Braga de Souza (foto) começou a decorar a sala com cartazes e outros enfeites na última quinta-feira. “Fazemos tudo com bastante carinho para a chegada dos alunos”, explica Cristiane.

O que é um bom aluno?
Como já conversamos lá na parte de cima da página, mais um ano inicia e é importante prestar bastante atenção nos estudos. O que os professores mais esperam são alunos com vontade de aprender. “Já se foi o tempo dos alunos quietinhos. Hoje, o bom aluno participa, se interessa e questiona”, revela a diretora da escola Faustina da Luz Patricio, Christiane Martins Matias.

Com o advento da internet, jornais, televisão, a maioria dos alunos tem acesso a muitas informações. Agora é importante aprender o que fazer com ela. Os professores estão aí para isso, ensinar. Bons estudos!

O que fazer para ir bem nas aulas?
• Mantenha os seus cadernos, lápis, canetas e demais materiais escolares organizados.
• Faça os seus deveres de casa. Pode ser chato, mas as tarefas ajudam na memorização do conteúdo.
• Anote o que é passado em sala. É sempre bem rever o que aprendeu no dia.
• Preste bastante atenção. Parece bobo falar isso, mas muitos estudantes distraem-se ao ouvir música e conversar com os colegas.
• Reveja as questões que errou nas provas.

O mais importante é ter vontade de aprender.

Fique ligado! Acesse:
• Orkut do Notisul • Comunidade do Notisul Escola • Twitter @notisul