Quase mil pessoas votaram no concurso cultural “Seu talento vai estar na capa IPTU 2012”. Finalmente, depois de meses de espera, os vencedores foram revelados.
A estudante Gabriela Passarela Gomes, da 6ª série da Escola Arino Bressan, no Monte Castelo, teve a frase mais votada: “Defenda nossa Natureza, as próximas gerações agradecerão a preservação de nosso belo rio”. Ela ganhou um notebook e a escola um data-show.

A Arino Bressan também fez bonito no concurso de desenho. O estudante Gustavo Cancelier dos Santos, do 4º ano, venceu nesta categoria. O resultado foi um outro data-show para a escola.
A premiação de melhor torcida foi para a Escola João Hilário de Mello, no Fábio Silva, que também ganhou um data-show. Participaram no concurso alunos do pré-escolar ao 5º ano na categoria desenho, e da 6ª a 8ª séries na categoria frase. O desenho e a frase vencedores serão impressos na capa do carnê do IPTU em 2012.

Junto ao concurso, as secretarias de finanças e educação da prefeitura desenvolveram uma ação educativa para explicar como funcionam os tributos municipais, com a distribuição de fôlderes. “A integração das duas secretarias foi fundamental e permitiu a conscientização de alunos e familiares, que passaram a entender que os benefícios recebidos partem da arrecadação dos tributos e, por isso, devemos valorizar os patrimônios, que são de todos nós”, ressaltou o secretário de educação, Felipe Felisbino.

Palestra sobre Reciclagem

Os adolescentes, que integram o Programa Adolescente Responsável (PAR-Projovem), assistiram à palestra intitulada Coleta Seletiva de Lixo e Reciclagem. O objetivo é de conscientizar os jovens sobre a importância e os benefícios da separação do lixo, o descarte adequado dos resíduos sólidos, as vantagens da reciclagem. A palestra, ministrada pela técnica Paula Wronski, foi uma ação da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão.
O PAR-Projovem é um projeto desenvolvido em parceria com o governo federal e atende adolescentes beneficiários do programa Bolsa-Família. As atividades do programa são realizadas no período em que o jovem não está nas salas de aula. Ao frequentar o projeto, o adolescente adquire conhecimentos voltados ao mercado de trabalho, como cursos de informática, iniciação ao trabalho, oficinas de desenvolvimento pessoal e interpessoal, dentre outros.

Israel Lucero visita a Escola Jovem

Os estudantes da Escola Jovem, em Tubarão, receberam uma visita especial na última semana. Por iniciativa do Notisul, o vencedor da 5ª edição do programa Ídolos, da Record, no ano passado, Israel Lucero, 17 anos, fez a alegria dos adolescentes. O cantor foi à escola para divulgar o seu trabalho, pois no domingo da próxima semana fará um show, a partir das 20 horas, na Hangar Eventos, com o apoio do Notisul. No jornal, tanto no impresso quanto no online, vários ingressos serão sorteados.