Início Notisul Escola Nossa, que calor!

Nossa, que calor!

 

Fala sério! Existe coisa pior que aquele calor insuportável e você ali, tentando entender o que o professor fala lá na frente? O calor realmente atrapalha muito o rendimento escolar. Em alguns dias, nem mesmo os ventiladores são suficientes para refrescar. Até para os professores o clima atrapalha. Se para quem é aluno manter a concentração é difícil, imagine para quem tem que falar o tempo todo, passar a matéria no quadro?! E tudo em pé.
Em muito breve, os pouco mais de 2,5 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Capivari de Baixo nem lembrarão mais o que é passar calor dentro da sala de aula. A prefeitura começou nesta semana a instalação de 92 aparelhos de ar-condicionado. Ao todo, 12 escolas e centros de educação infantil receberão o conforto.
“Todos estes aparelhos serão destinados exclusivamente para as salas de aula, para beneficiar os nossos estudantes. É um sonho que se realiza. Manter a concentração com este calor é difícil. Este é um investimento que vai fazer a diferença na educação do nosso município”, comemora a secretária de educação, Maria da Conceição de Oliveira Souza, a Tonega.
 
Dicas
♦ Leve uma garrafa de água e uma toalha de mão úmida. É importantíssimo hidratar-se nos dias de muito calor. Ah, e esta diquinha vale para quem é aluno e também para o professor.
♦ Nas escolas onde não há ar-condicionado, é importante deixar portas e janelas abertas, e reforçar a circulação de ar com ventiladores, por exemplo.
♦ Nas escolas onde é possível, opte por usar bermuda. A roupa mais leve ajuda você não 'cozinhar' de calor. Guarde a calça do uniforme para os dias mais frios.
 
Instituições que receberão os aparelhos de ar-condicionado
 
Escolas
• Santo André – seis aparelhos.
• Dom Anselmo Pietrula – 20 aparelhos.
• Stanislaw Gaidzinski Filho – nove aparelhos.
• Pequeno Polegar – oito aparelhos.
• Vitório Marcon – sete aparelhos.
 
Centros de educação infantil
• Maria de Lourdes – seis aparelhos.
• Maria Mendonça Tonon – seis aparelhos.
• Osmarina Rodrigues de Souza – sete aparelhos.
• Betildes Silva Xavier – cinco aparelhos.
• Maria Magdalena – seis aparelhos.
7 Amélia Zanela Machado – quatro aparelhos.
 
E vem mais 
coisa por aí
As escolas e os centros de educação infantil de Capivari de Baixo receberão, nos próximos dias, outros itens importantes para tornar o ambiente escolar mais completo, confortável, funcional e limpo. Entre os objetos que serão distribuídos, estão novas carteiras, liquidificadores, batedeiras, cafeteiras, multiprocessadores e armários, entre outros itens importantes. Todas estas aquisições fazem parte do projeto de reforma a ampliação de todas as escolas do município.
 
Tem gente nova no pedaço!
A cerimônia foi bem simples, e bem emocionante. O prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, aproveitou uma reunião com os professores para nomear a nova secretária de educação e cultura: a professora Maria Conceição de Oliveira Souza, mais conhecida por Tonega (foto ao lado).
Até assumir este desafio, ela dirigia a Escola Dom Anselmo Pietrulla. “Orgulha-me muito o fato de ser professora. Esta profissão é uma virtude. Agora, minha responsabilidade como educadora aumentou ainda mais. Confesso que estou com medo, mas confiante. Será um grande desafio”, enalteceu a nova secretária.
A escolha do prefeito pela professora não foi à toa. "Todo o trabalho realizado por Tonega à frente do Centro de Educação Infantil Osmarina Rodriguês de Souza e da Escola Dom Anselmo Pietrulla a credenciou para este cargo. Boa sorte!", desejou Brunel.
 
Atenção, professores!
Amanhã, os professores da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo têm compromisso agendado com a secretária de educação de cultura da prefeitura, a professora Maria Conceição de Oliveira Souza, a Tonega.
A reunião é superimportante porque definirá todo o calendário escolar para este ano letivo, as ações que serão desenvolvidas por cada instituição de ensino e a temática de cada bimestre. O encontro será na secretaria de educação e cultura, a partir das 8 horas.
 
Sair da versão mobile