Junior era o amigo secreto da Sueli

O Junior não conhecia a Sueli. Muito menos a Sueli conhecia o Junior. Mas, eu conhecia os dois. Sueli é minha vizinha no sítio onde moro. Faz alguns anos que abriu mão de algumas possibilidades interessantes na vida e veio morar com a sua mãe, pois ela ficou viúva e com idade já bem avançada precisava de uma companhia permanente.

Elas moram na comunidade de São Miguel, em Gravatal, há quatro quilômetros da SC-370, partindo de Termas do Gravatal. A mãe de Sueli, dona Maria Baiana como é conhecida, mora já faz anos no mesmo local e sempre foi uma pessoa fantástica, daquelas que na medida do possível ajudou muitos vizinhos de forma voluntária, espontânea, sem medir esforços e sempre disponível a qualquer momento. E hoje ela percebe que valeu a pena fazer o que fez.

Com idade avançada, já enfrentou algumas enfermidades, entre elas um câncer no intestino. E os vizinhos tem surpreendido dona Maria Baiana com manifestações de apoio e carinho.

Não é surpresa para ela olhar para o cercado a margem da estrada e perceber que uma sacola está lá pendurada. Normalmente com alimentos doados por algum vizinho. Em muitos casos ela não fica nem sabendo quem os deixou lá.

Sueli pega carona com frequência comigo. E, foi durante uma dessas curtas viagens que tomei conhecimento do seu drama, de que o seu celular, um desses aparelhos muito antigo e básico como se costuma falar na linguagem popular, deu pau.

Na verdade, ele começou a se rebelar, a funcionar quando bem entedia. E isso passou a ser um problema para a família da dona Maria Baiana, pois com saúde frágil, podendo precisar de apoio, assistência médica a qualquer momento e o celular é a forma segura e eficiente para a Sueli solicitar ajuda em caso de emergência. Então ele obviamente não pode falhar na hora que for preciso.

Contei essa história para o Junior, da JR Celular de Tubarão. Ele que já foi parceiro do Notisul em outras ocasiões e de pronto resolveu ajudar.

Ligado a assuntos da igreja da qual participa e também de projetos sociais que envolvem crianças em situação de risco, o jovem empresário foi mais uma vez extremamente prestativo e solidário. Ontem pela manhã a Sueli botou a melhor roupa, deu um trato nos cabelos e foi animada para Tubarão buscar o seu novo aparelho.

Como falei que queria uma foto para registrar a história, Sueli me confidenciou que além de estar extremamente feliz, queria ficar bonita no retrato. E assim aconteceu.

Quando voltou de Tubarão, ela me telefonou e muito eufórica me disse: “vizinho, ganhei um telefone novinho! Quase não consigo acreditar. E meu sobrinho falou que é de marca boa, desses que demoram muito para estragar. O Natal meu e da minha mãe está sendo muito especial”.

E assim encerro com final feliz uma história entre pessoas que as dificuldades os uniu. Já que estamos vivendo o momento dos amigos secretos ou amigos ocultos, Junior passou a ser o amigo secreto da Sueli neste final de ano.

Ele me assegurou, que Sueli, com sua simpatia e simplicidade conquistou seu carinho e amizade também. É uma nova amizade recheada de respeito e admiração se formou.