Início Colunistas Zulair Fernandes Não alimente sua ansiedade

Não alimente sua ansiedade

Saiba você que há sim como controlar aquele sentimento de ansiedade que naturalmente temos devido ao modo como vivemos hoje, e o segredo está na boa alimentação, sim isso é até meio óbvio já que a chave para muitas doenças do corpo e da alma é a boa alimentação. Podemos também culpar nossa ansiedade pelos nossos ataques de gula rotineiros, comemos mais do que o necessário, e quase a todo o momento. Alguns alimentos podem ajudar a domar essas vontades repentinas de ‘’engolir o mundo’’ e se descabelar, os que contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento, tais como:

Vitamina C: diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade. O consumo de alimentos que contém vitamina C promove o bom funcionamento do sistema nervoso, aumentando a sensação de bem-estar. Exemplo: laranja, acerola, limão, kiwi

Ômega-3 (gordura boa): ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade, pois são ricos em EPA e DHA, ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro. Exemplos: atum, salmão, sardinha, linhaça, chia.

Complexo B: as vitaminas do complexo B, em especial B6, B12 e ácido fólico, são muito importantes para o sistema nervoso participando da produção de serotonina. Exemplos: feijão, leite, ovos, iogurte, arroz integral, aveia, vegetais verdes escuro, banana, fígado.

Da mesma forma que há alimentos que ajudam a controlar esses picos de ansiedade, há os alimentos que ferram com tudo e desregulam ainda, trazendo muitas vezes sintomas desconfortáveis causados pela ansiedade, como por exemplo os doces em geral, bebidas alcoólicas e outras como refrigerantes e sucos industrializados, farinhas refinadas (bolos, pães e biscoitos) e alimentos com alto teor de gordura de má qualidade, como fast food, vamos ficar atentos ao que entra na nossa boca tanto quanto ao que sai dela.

Sair da versão mobile