Mutirão retira 2,2 toneladas de resíduos no Rio Tubarão

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital
Na manhã de ontem, um mutirão de limpeza retirou 2,2 toneladas de resíduos das margens do Rio Tubarão. A ação, realizada nas duas margens do rio, entre as pontes Manoel Alves dos Santos (Morrotes) e Dilney Chaves Cabral (Fragoma), contou com a participação de equipes da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), da Secretaria de Serviços Públicos e de diversos voluntários.

Limpeza foca em pontos críticos ao longo do rio

Durante o mutirão, foram encontrados diversos tipos de resíduos, incluindo uma cama box. No entanto, o maior problema identificado foi a grande quantidade de lixo relacionado à alimentação, como marmitas, latas, garrafas e copos. Esses itens representaram uma parte significativa dos resíduos coletados, destacando a necessidade de melhor gerenciamento e disposição adequada de resíduos alimentares.

Os pontos mais críticos foram embaixo das pontes do Morrotes e da Dilney Chaves Cabral, além das áreas ao redor da antiga rodoviária, do novo deck e da praça do chafariz. Márcio Ronchi, presidente da Funat, expressou preocupação com a falta de civilidade, já que há contentores de lixo disponíveis ao longo da beira-rio.

Iniciativa busca conscientizar população sobre crime ambiental

A ação foi promovida pela Prefeitura de Tubarão e envolveu a Funat e a Secretaria de Serviços Públicos, além de diversos voluntários locais. Ronchi destaca que é essencial a conscientização da população sobre o impacto ambiental dos resíduos jogados nos rios. A beira-rio é considerada área de preservação permanente e o descarte inadequado de lixo pode resultar em multas e até reclusão, conforme previsto por lei.

Conclusão e próximos passos

O mutirão destacou a necessidade de maior responsabilidade da população quanto ao descarte de resíduos. Espera-se que ações de conscientização e educação ambiental reduzam a necessidade de futuros mutirões e promovam um ambiente mais limpo e sustentável.