Início Geral Município lançará campanha de conscientização sobre doações nas ruas

Município lançará campanha de conscientização sobre doações nas ruas

Tubarão

A doação de dinheiro a pedintes em vias públicas e semáforos do município, prática que estimula a permanência ou vinda de moradores de ruas para Tubarão, foi tema da reunião nesta quinta-feira (25) do Grupo de Gestão Integrada (GGI), formado por representantes de várias entidades que buscam soluções para a segurança pública. Uma campanha de conscientização sobre os prejuízos dessas doações será preparada para orientar a comunidade.

A necessidade de aplicar algum tipo de ação surgiu da observação do aumento da quantidade de pedintes nas ruas, a maioria pessoas de outras cidades que aproveitam o que chamam de ‘generosidade e tolerância’ da população tubaronense.“Nas abordagens constatamos que eles se sentem à vontade na cidade porque têm seus pedidos atendidos pelos moradores e não são importunados. Isso fez com que a movimentação deste público tenha crescido bastante”, destaca a gerente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), Kelly Botega Fortunatto.

A sugestão de uma campanha de conscientização sobre evitar a ajuda a pedintes agradou os membros do GGI, que nesta reunião teve a participação de integrantes dos grupos de Rotary de Tubarão. A preparação do material será feita pelo Departamento de Comunicação da prefeitura, com apoio técnico da FMDS e apoio institucional dos clubes de Rotary e outras instituições.

Além de evitar os problemas com pedintes e moradores de rua, a campanha de conscientização também busca contornar a atuação dos artistas e malabares que pedem contribuições em vias públicas e semáforos. A prefeitura tentou controlar a situação por meio de uma lei aprovada em julho do ano passado, mas ela acabou revogada por causa de restrições que esbarram no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Sair da versão mobile