Início Saúde Mulheres maduras ganham protagonismo em romances e na vida real

Mulheres maduras ganham protagonismo em romances e na vida real

Dra Gabriela Crema chama atenção para esta nova fase da vida FOTO Divulgação Notisul

Filmes e séries refletem nova fase das mulheres: desejo, autonomia e liberdade também fazem parte da menopausa

Representatividade feminina em alta nas telinhas

Nos últimos meses, uma tendência ganhou força nas produções audiovisuais: mulheres maduras assumindo o protagonismo em romances, redescobrindo a sexualidade e mostrando que o afeto e o prazer não têm prazo de validade. Filmes e séries como Amor Traiçoeiro (Netflix), Amores Solitários (com Laura Dern), Tudo em Família (com Nicole Kidman), Uma Ideia de Você (com Anne Hathaway) e o retorno de Bridget Jones são exemplos dessa nova abordagem.

Menopausa: hora de derrubar mitos e a desinformacão

Na vida real, a quebra de tabus é igualmente necessária. A menopausa ainda é envolta em preconceito, mesmo sendo uma fase natural da vida de milhões de mulheres. Segundo a ginecologista Gabriela Crema, da Clínica Belvivere, o momento pode e deve ser encarado com leveza, acolhimento e informação. “Hoje, com a expectativa de vida maior, muitas mulheres passam quase metade da vida na menopausa”, explica.

  • Cerca de 20 milhões de brasileiras vivem no climatério
  • Entre 75% e 80% sofrem com sintomas como insônia, ondas de calor e queda da libido
  • Apenas 30% buscam ajuda médica e só 4% fazem reposição hormonal

Autonomia, autoestima e redescoberta da sexualidade

Gabriela ressalta que cada mulher deve ter liberdade para escolher como quer viver essa fase. Muitas estão em um momento de estabilidade pessoal e profissional, o que favorece a reconexão consigo mesmas. “É comum que redescubram a sexualidade, reencontrem antigos amores ou fortaleçam relações de longa data”, afirma a especialista.

Alternativas modernas para qualidade de vida

Além da terapia de reposição hormonal, outras soluções modernas como laser vaginal, bioestimuladores e cirurgias íntimas estão disponíveis para quem busca conforto, bem-estar e segurança na própria pele. “Não é sobre ditar padrões, é sobre oferecer opções para quem quer se sentir bem”, finaliza Gabriela.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile