Morre Wanderley Tribeck, o primeiro Bozo brasileiro, em Balneário Camboriú

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

Wanderley Tribeck, o primeiro intérprete brasileiro do palhaço Bozo, faleceu na noite de ontem, 18 de junho, aos 73 anos, devido a um infarto. Ele se sentiu mal em sua residência em Balneário Camboriú (SC) e foi levado ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, mas infelizmente não resistiu.

Carreira artística e criação de Wandeko Pipoka

Wanderley Tribeck começou sua carreira como artista circense na década de 70, criando o personagem Wandeko Pipoka. Ele se apresentou em diversos circos pelo Brasil e participou de programas de TV, como o Show de Calouros, onde conheceu Valentino Guzzo. Este encontro levou Wanderley a um teste com Silvio Santos e Larry Harmon, que o escolheram para ser o primeiro Bozo brasileiro.

Sucesso na TVS com o palhaço Bozo

Em 1980, Wanderley estreou como Bozo na TVS, e o sucesso foi imediato. O programa infantil, com 30 minutos de duração, esquetes humorísticas e brincadeiras, conquistou a liderança de audiência e gerou uma febre com produtos infanto-juvenis.

Participações no Programa Silvio Santos e prêmios

Wanderley também participou do dominical Silvio Santos e Bozo, dentro do Programa Silvio Santos, ganhando o Troféu Imprensa de melhor programa infantil em 1980 e 1981.

Trabalhos após a saída do SBT

Após deixar o SBT em 1982, Wanderley continuou sua carreira em outras emissoras, como a Record e Gazeta, retomando o personagem Wandeko Pipoka.

A diretoria do SBT expressa sua gratidão a Wanderley Tribeck pelo pioneirismo e sucesso no início da emissora, e envia suas condolências à família. Wanderley será sempre lembrado como o primeiro e inesquecível Bozo brasileiro.