O ano de 2025 está sendo muito difícil para o cidadão de Gravatal (SC) José Claudino, morador do Bairro Bela Vista. Neste sábado (18), ele enfrentou novamente a inundação de esgoto doméstico na reversão da rede coletora em sua residência. A Gravatal Saneamento ainda não apresentou solução para o problema recorrente, gerando preocupação e muita indignação. Em cada dia de chuva, a tensão aumenta na casa do Claudino.

Falta de resposta da Gravatal Saneamento
Na virada do ano, José já havia passado por situação semelhante, quando o esgoto retornou pela caixa de gordura, inundando sua casa. Mesmo com registros em vídeo e fotos enviados à Gravatal Saneamento, a empresa alegou que o problema era interno e não tomou providências. Ao buscar atendimento presencial, José recebeu apenas orientações vagas e sem eficácia.
Ação tardia da empresa não evitou prejuízos
Somente após insistência de José, um técnico da Gravatal Saneamento foi até o local e um caminhão foi enviado para desentupir a rede. Apesar da intervenção, o esgoto permaneceu por 40 horas na residência, causando danos irreversíveis a móveis, roupas, portas e paredes. O forte mau cheiro persiste, e José relata dores de cabeça e mal-estar.
Moradores preocupados com saúde e segurança
Além dos danos materiais, a situação expõe os moradores da rua Helidia Nazário Amorim a riscos à saúde. Muitos não possuem escritura pública de seus imóveis, o que dificulta a busca por direitos. A Gravatal Saneamento, que cobra cerca de 50% do valor da fatura de água pelo serviço de esgoto, não ofereceu suporte para a limpeza e recuperação dos danos.
Morador busca Justiça por solução definitiva
Cansado da falta de resposta, José procurou o prefeito de Gravatal, mas não obteve retorno efetivo. Ele agora promete acionar a Justiça para exigir reparação pelos danos materiais e morais. O Notisul tentou contato com a Gravatal Saneamento, sem sucesso, mas mantém o espaço aberto para manifestação da empresa.