Bompard fez declarações infundadas sobre a carne brasileira
Na semana passada, Alexandre Bompard declarou que a carne brasileira não atenderia às normas sanitárias da França, o que motivou o Carrefour a decidir não comercializar mais carne do Mercosul em seus mercados naquele país. A fala gerou um forte movimento de boicote por parte dos produtores brasileiros, que passaram a retirar o fornecimento de proteínas aos mercados Carrefour no Brasil.
Retratação do presidente do Carrefour encerra o impasse
Diante da repercussão negativa, Bompard emitiu uma nota de retratação na segunda-feira (26), na qual reconheceu a boa qualidade dos produtos brasileiros. Para o ministro Mauro Vieira, a retratação do executivo solucionou o mal-estar. “Ele se desculpou, reconheceu a qualidade sanitária e de paladar dos produtos brasileiros. Acho que isso já é uma boa resposta para a questão entre empresas”, afirmou.
Governo brasileiro defende qualidade dos produtos nacionais
Vieira ressaltou que o governo brasileiro atuou para defender a qualidade dos produtos do país, mas que o problema foi originado por uma manifestação de um executivo privado. “Foi uma manifestação de uma empresa privada, e governos não se envolvem nisso. O que fizemos foi emitir uma nota de esclarecimento, e ontem houve a segunda nota de esclarecimento, a carta de retratação do presidente da empresa”, explicou.
Carne brasileira é exportada para mais de 140 países
O ministro destacou que a carne brasileira é exportada para mais de 140 destinos, cumprindo os requisitos sanitários e de controle de qualidade exigidos pelos países importadores, incluindo mercados altamente exigentes, como a União Europeia, Japão, Estados Unidos e China.
Fonte: Agência Brasil