O Governo Federal oficializou a federalização do Porto de Itajaí, um dos maiores de Santa Catarina e referência nacional na movimentação de cargas. O porto, que desde a década de 1990 era administrado pelo município, passará a ser gerido pela Autoridade Portuária de Santos (APS). A mudança também traz um novo administrador, o advogado João Paulo Tavares Bastos, indicado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos.
Mudança busca eficiência e estabilidade financeira
De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, a federalização foi decidida após amplo debate e tem como objetivo fortalecer a eficiência logística e a preservação de empregos. A decisão seguiu critérios de:
- Capacidade de gestão da APS;
- Estabilidade financeira para assegurar continuidade nas operações;
- Fortalecimento do comércio exterior, com integração entre os portos de Itajaí e Santos.
A parceria visa otimizar rotas e impulsionar o desenvolvimento econômico de ambas as regiões.
Desempenho expressivo em 2024
O Porto de Itajaí manteve números robustos até dezembro deste ano:
- 11,5 mil toneladas movimentadas;
- 1.005 navios recebidos.
Esses dados reforçam sua relevância como pilar econômico para Santa Catarina e para o Brasil.
Federalização após gestão municipalizada desde os anos 1990
O Porto de Itajaí foi o único no Brasil com gestão municipal até o final de 2024. O convênio que delegava a administração ao município encerra no dia 31 de dezembro.
Embora o Ministério tenha sinalizado uma renovação do convênio em 2023, mudanças no planejamento resultaram na federalização. O porto havia enfrentado desafios significativos em 2022, com atividades paralisadas e risco de privatização. Porém, em 2023, com um contrato provisório, retomou as operações e atraiu novamente o interesse econômico para a região.