Adoção1

Aumigos, para adoção temos este menino de apenas um ano. Porte grande, dócil e amoroso. Com castração garantida. Quem puder adotar entrar em contato com a  Leticia pelo telefone 48-99926-9466

Castração é a conduta mais eficaz para  prevenir câncer de  mama em pets
Estamos no mês de campanhas e incentivo à prevenção do câncer de mama e os laços rosas do movimento também devem envolver os pets.

Estimativas apontam que, em média, 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem tumores nas mamas. O câncer de mama também pode atingir cães e gatos machos, embora a incidência seja pequena comparada aos casos em fêmeas.

Tumores aparecem quando as células crescem rápido e de maneira desordenada, e nas cadelas e gatas os tumores mamários sofrem influência hormonal, na maioria das vezes.

É por isso que a castração da fêmea é apontada como conduta mais eficaz para se prevenir a doença. Sem a produção dos hormônios, não há estímulo para o surgimento de tumores ou para o crescimento deles. A recomendação é castrar a fêmea logo após o primeiro cio para garantir maior proteção.

“O surgimento da doença está ligado a questões hormonais e, em função disso, infelizmente, pets fêmeas de quaisquer raças estão sujeitas a desenvolver tumores. Embora a castração não elimine totalmente os riscos, é a melhor conduta de prevenção, porque diminui consideravelmente as chances desta e de muitas outras complicações ao longo da vida das fêmeas”, avalia Simone Crestoni, médica especializada em oncologia veterinária prestadora de serviço do Centro Seres da Petz.

“Além de menor risco ao câncer de mama, as fêmeas castradas garantem mais proteção do aparelho reprodutor contra o câncer de útero e piometra, que é uma grave infecção uterina”, complementa.

Então que tal checar agora se está tudo bem? Basta dar uma olhada nas mamas das bichinhas. E não esqueça dos bichinhos também!

Algum inchaço na região? Alguma lesão aparente? Como o exame de toque feito por mulheres, os tutores também podem apalpar as mamas dos pets para sentirem se tem algum caroço.

“Ao identificar um tumor no bichinho, precisamos fazer a análise dele, a biópsia. Na maioria dos casos, retiramos o tumor para realizar exames histopatológicos. A simples palpação do nódulo não é suficiente para certeza do diagnóstico. A biópsia vai nos indicar se o tumor é benigno ou maligno.

Aí sim podemos definir o tratamento. Dependendo do caso, o pet pode ser encaminhado para sessões de quimioterapia”, explica a médica veterinária.

Quimioterapia:  “Os tratamentos quimioterápicos para pet vêm evoluindo bastante e nós estamos acompanhando essa evolução para aumentar as chances de cura do animal, reduzindo os riscos de metástases”, afirma a Dra. Simone Crestoni. Quando ocorre metástase, as chances de cura diminuem expressivamente. “Os pets sentem náuseas e ficam apáticos quando fazem quimioterapia, mas eles são muito mais tolerantes aos efeitos do que os seres humanos. E o resultado pode garantir outros bons anos de vida”, pondera.

O tratamento quimioterápico só não é indicado quando o animal sofre com outras doenças graves concomitantes.

O tratamento é administrado em consultórios ou ambulatórios e os bichinhos são observados em casa pelos tutores. A internação do animal para o tratamento quimioterápico só se faz necessária quando o pet apresenta reações adversas muito intensas.

Sintomas de câncer de mamas:
Caroços na região das mamas do animal;
Inchaço ou dilatação das mamas;
Presença de secreções nas mamas com odor.
Prevenção: Castração.

As castrações feitas depois do primeiro cio e antes do segundo cio protegem mais as fêmeas.
Exames de toque:  Consultas com médicos veterinários para check-ups periódicos.


Dica

Com os dias mais quentes que estamos tendo as Ongs precisam de doações de caminhas, casinhas, água e ração. Pois nossos peludos também sentem frio, sede e fome. Acolher quem necessita é um ato de amor.  Vamos fazer uma corrente do bem e ajudar estes seres que transformam nossas vidas.

Participe!
Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um e-mail para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao.