LEISHMANIOSE VISCERAL: ENTENDA A DOENÇA QUE ACOMETE CÃES E HUMANOS

Precisamos falar sobre Leishmaniose Visceral! Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil está entre os cinco países que detêm 90% dos casos da doença no mundo. A transmissão ocorre quando flebotomíneos fêmeas infectadas – popularmente conhecidos como mosquito palha, birigui ou cangalhinha – picam cães e depois humanos.

Até então vista como uma doença rural e restrita à região Nordeste até a década de 1980, a Leishmaniose Visceral está avançando para as áreas urbanas e hoje encontra-se em todas as grandes regiões do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos três anos, houve quase dez mil casos humanos registrados no país, sendo que, para cada caso, estima se 200 cães infectados. Se não tratada, a doença pode ser fatal em até 90% dos casos humanos.

Dificuldade no diagnóstico: Em ambos os casos, os sintomas são poucos específicos, dificultando o diagnóstico que é realizado apenas através de exames laboratoriais. “Os profissionais médicos e veterinários que não convivem com a doença podem demorar a associar os sintomas e – consequentemente – adiando o tratamento”, comenta Ricardo Cabral, veterinário e gerente técnico da Virbac do Brasil.

Os principais sintomas em humanos são baço e fígado inchados, além de fraqueza e febre longa. Já os cães apresentam apatia, descamações na pele, quedas de pelos, emagrecimento, lacrimejamento nos olhos e crescimento anormal das unhas.

Combate ao mosquito transmissor: Ao contrário do que muitos pensam, o cão não transmite a doença para os humanos diretamente. “Ele é apenas o reservatório do parasita e a transmissão depende sempre da presença do mosquito vetor”, explica Cabral. Portanto, a principal ação preventiva é conter a proliferação dos flebotomíneos. “Essa espécie prolifera-se em regiões úmidas e com depósitos de lixo a céu aberto (locais com muita matéria orgânica)”.

Tem tratamento: O tratamento para Leishmaniose Visceral Humana já é bastante difundido no país, demandando intervenção por medicamentos e acompanhamento clínico por até 12 meses.

Já a Leishmaniose Visceral Canina, que antes era uma sentença de morte para os cães infectados, hoje pode ser tratada. Em 2017, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou o único medicamento para tratamento da doença, de uso exclusivo para cães: o Milteforan®, da Virbac – indústria farmacêutica dedicada à saúde animal.

O tratamento promove melhora clínica, redução da carga parasitária, recuperação imunológica, além de evitar a transmissão da doença, caso o cão seja picado pelo vetor. “Ele é feito por 28 dias seguidos, e os animais devem ser monitorados a cada 4 meses, pois um novo ciclo pode ser reiniciado se necessário. Por isso, é muito importante que os médicos veterinários e proprietários de cães infectados assumam a responsabilidade de reavaliar e de retratar os pets. A doença não tem cura definitiva e os cuidados são para a vida toda!”, explica Cabral.

Dica
Com os dias mais frios que estamos tendo, as ONGs precisam de doações de caminhas, casinhas, cobertores e ração. Pois nossos peludos também sentem frio, sede e fome. Acolher quem necessita é um ato de amor.  Vamos fazer uma corrente do bem e ajudar estes seres que transformam nossas vidas.


Participe!

Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um e-mail para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao.