Abandono de animais

Abandono de animais
Abandono de animais

É inacreditável como a época mais esperada do ano, que comemora o amor e a esperança, se torna um inferno na vida de tantos animais. Por incrível que pareça, estou falando da época entre Natal e Ano Novo. Seus “donos” querem sair de férias e não se preocupam em olhar um lugar adequado para seu pet, ficando mais fácil jogá-lo na rua a própria sorte. O que mais me espanta é que acham que outras pessoas vão se solidarizar e pegar o animal, é sempre mais fácil jogar a responsabilidade para outra pessoa. As ONGs e cuidadoras ficam enlouquecidas e sem ter espaço para abrigar tantos animais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, todo ano, cerca de 30 milhões de animais são abandonados no Brasil. A maioria dos abandonos acontece justamente no período das férias.

Importante lembrar que abandono é crime, e o infrator pode sofrer penalidades previstas em lei. Mas o pior de tudo é o sofrimento causado ao animal. Com o abandono o cão ou gato será exposto a vários riscos: de ser atropelado, saudade do dono, maus tratos, fome, sede e falta de atenção.

Nossos aumigos não são brinquedos para serem descartados quando passa a vontade de brincar, ou depois que deixam de serem filhotes lindos e fofos. Eles crescem, dando mais trabalho e exigindo mais atenção. Antes de adotar um animal você PRECISA pensar bem, pois são 15/20 anos que você terá um ser que depende totalmente de você, que precisa de atenção, água, comida, cuidados veterinários, entre outras coisas. Não é só ao tempo que me refiro, mas também a um custo que é preciso calcular. Sim, um aumigo gera um gasto considerável todo mês. E se você não tem condições ou não se dispõe a fazer isso com responsabilidade, não adote um bichinho porque eles têm sentimentos e não são de pelúcia. Não dá para colocar na estante quando você estiver cansado ou simplesmente cansar dele. Trata-se de uma vida.

Nós sabemos o quanto é maravilhoso ter um animal de estimação, quanto amor eles dão sem querer nada em troca. O quão maravilhoso é chegar em casa e ter aquele serzinho te esperando com o rabinho balançando. Eles são membros da família, e merecem respeito. Por isso, quando for adotar um bichinho que seja feito com consciência e responsabilidade, jamais por impulso.

E lembre-se: abandonar não é uma opção, é crime! Todo animal merece posse responsável e tratamento adequado!

Participe!
Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um email para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao.