Adestradores ensinam como educar seu filhote num ambiente pequeno

Adestradores ensinam como educar seu filhote num ambiente pequeno
Adestradores ensinam como educar seu filhote num ambiente pequeno

A escolha da raça e porte mais adequados, do espaço e adaptação à rotina do tutor, são alguns dos pontos que devem ser considerados ao decidir cuidar de um cão filhote quando se vive num espaço pequeno, como um apartamento ou kitnet. Para ajudar nesse desafio, o casal de adestradores e passeadores de cães, Michelle Araújo e Douglas Gouvea, proprietários da DougWalker – e que atendem pelo aplicativo GetNinjas – separaram algumas dicas para facilitar na educação deste novo membro da família.

Espírito de liderança
Os cães são descendentes dos lobos e, por isso, observamos no dia-a-dia os seus instintos mais primitivos são desenvolvidos. O principal deles é a liderança. Dessa forma, o principal objetivo do tutor é se tornar líder do cão, mas é importante que fique claro que para a imposição de regras e limites, não há necessidade de agir com crueldade ou agressões.

Educação sanitária
Os cães são muito limpos e preferem fazer as suas necessidades longe do local onde se alimentam. Então, é muito importante não misturar esses dois ambientes. Em primeiro lugar, o tutor deve reservar essa área para as necessidades e cobrí-la por completo com jornal para que, nesse primeiro momento, não sobre espaço para erros. A tendência do cão filhote é fazer muito xixi e cocô fora do local correto. Isso porque eles ainda não aguentam esperar pelo horário do passeio ou até mesmo chegar à área reservada. Portanto, a solução é deixá-los a maior parte do tempo neste local. Como os cães têm uma digestão bem rápida é comum que logo após a refeição eles já façam as suas necessidades. Então, outra dica muito eficaz é levá-los imediatamente para o local escolhido logo após a alimentação com ração ou água.

Incentivo, elogios e independência
Os cães respondem por atenção e repetições. Quando ele fizer as necessidade no local correto, o tutor deve comemorar com ele e sempre repetir esse processo. Quanto mais vezes eles acertarem e o tutor comemorar com petiscos e carinhos, mais eles irão se incentivar a repetir as atitudes corretas. Conforme a sua evolução, o tutor deve ir aos poucos deixando o cãozinho mais livre. Com isso, irá observar que ele começará a ir ao ‘banheiro’ por vontade própria e é nessa hora que se começa a diminuir o tamanho dos jornais espalhados. O processo de desfralde canino envolve alguns erros de percurso por parte do filhote. Por isso, é aconselhável colocar em cada cômodo um ‘banheiro’ de jornal, até que ele se oriente do local correto. E tão importante quanto elogiar ao acertar, é não brigar quando eles erram. Além disso, pode desenvolver no cão um trauma ao fazer suas necessidades e levar ao desenvolvimento de problemas digestivos e até mesmo a temida copofragia. Ou seja, a melhor alternativa é ignorar.

Participe!
Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um email para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao e Snap Minhavidadecao.