Cães de focinho curto exigem cuidados especiais, principalmente no calor

Pugs, Buldogues, Shih Tzus entre outros são conhecidos como cães braquicefálicos e podem apresentar problemas respiratórios, principalmente nas épocas mais quentes do ano.

Algumas raças de cachorros merecem atenção especial no que diz respeito a saúde respiratória, principalmente nas épocas mais quentes do ano, como é o caso dos braquicefálicos – como Pugs, Buldogues, Shih Tzu, lhasas entre outros. Esses cães possuem a “cabeça achatada”, que faz com que o focinho seja mais curto e que às trocas de ar ocorram com dificuldade.

De acordo com Gabriella Bianque, especialista do Centro de Atendimento Veterinário Cave Tijuca, essas raças correm mais risco de sofrer hipertermia – aumento da temperatura corpórea – por excesso de calor, além de ficarem ofegantes com esforço mínimo. Por conta disso, merecem cuidados especiais. A veterinária listou algumas dicas de cuidados para essas raças – principalmente durante o verão.

De olho na hora do passeio:
De acordo com a veterinária, os passeios devem ser feitos nos horários em que a temperatura estiver mais amena. “O Brasil possui temperaturas muito altas no verão, mesmo pela manhã, então é importante ter cuidado com o excesso de calor para não prejudicar seu pet. O ideal é que os animais saiam de casa com a temperatura de 21ºC”, orienta.

Cuidado com a hipertermia:
Durante o verão, o cuidado deve ser ainda maior devido ao risco de hipertermia. Uma boa dica é usar bebedouros que deixam a água do pet geladinha, além de utilizar tapetes térmicos que mantém a temperatura entre 5 a 10ºC abaixo da temperatura do ambiente, permitindo que seu animal de estimação fique sempre fresquinho.

Tratamento para crises respiratórias:
“Alguns pets usam bombinha para controlar a asma, mas é necessário fazer o diagnóstico correto, já que a dificuldade respiratória pode ser confundida com a alteração anatômica das raças” explica a veterinária. Em casos mais graves, é preciso recorrer para cirurgias que podem ser realizadas para auxiliar a ventilação dos braquicéfalicos, como a rinoplastia (que consiste em aumentar a passagem de ar pelas narinas) e a redução do palato mole (que aumenta o lumen da região da orofaringe).

Ida ao veterinário:

A veterinária Gabriella Bianque explica que para essas raças as visitas ao veterinário devem ser realizadas pelo menos quatro vezes ao ano – caso não seja diagnosticado nenhum problema mais grave, mas é importante sempre seguir a orientação do médico veterinário.

Dica
Se você puder colocar água e ração a um cão de rua, faça. É uma iniciativa que infelizmente poucos têm, mas que salva a vidinha destes anjos de quatro patas. Com os dias superquentes que estamos tendo, as ONGs precisam de doações de casinhas, ração e água filtrada. Nossos peludos também sentem sede e fome. Acolher quem necessita é um ato de amor. Vamos fazer uma corrente do bem e ajudar estes seres que transformam nossas vidas.

Participe!
Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um e-mail para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao e Snap Minhavidadecao.